Acessibilidade / Reportar erro

Ressonâncias entre cinema, cantos e corpos no filme As Hipermulheres1 1 A bacia do Alto Xingu compreende a região dos seus principais formadores, os rios Culuene, Curisevo, Batovi e Ronuro. Segundo o arqueólogo Michael Heckengerger (2001), as primeiras ocupações de que se tem notícia nesta região datam de 800 a 900 d.C.

Resonances among cinema, chants and bodies in the film The Hyperwomen

Resumo

Neste artigo, propomos uma análise do documentário brasileiro As Hipermulheres (2011) a fim de descrever o modo como os cantos rituais participam da mise-en-scène dos sujeitos filmados e da própria câmera. O filme aborda a realização do Jamugikumalu, o grande ritual feminino do Alto Xingu. Indispensáveis para a realização do cerimonial, os cantos aparecem no filme como motor de muitas das performances filmadas. Buscamos então na sua mise-en-scène documentária as relações entre a forma sonoro-musical dos cantos, os corpos dos sujeitos em cena e os movimentos da câmera em cena.

Palavras-chave:
documentário; cinema indígena; Kuikuro; mise-en-scène

Programa de Estudos Pós-graduados em Comunicação e Semiótica - PUC-SP Rua Ministro Godoi, 969, 4º andar, sala 4A8, 05015-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3670 8146 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: aidarprado@gmail.com