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A fotografia ruidosa de Miroslav Tichý: a agência dos equipamentos fotográficos artesanais na construção de uma estética da precariedade

The noisy photography of Miroslav Tichý: the agency of artisanal photographic equipment in the construction of an aesthetic of precariousness

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a agência de elementos não humanos, como os equipamentos fotográficos, na consolidação de uma estética caracterizada por ruídos e falhas, denominada aqui de estética da precariedade. Tal estética marca a produção fotográfica do artista checo Miroslav Tichý (1926-2011)MIROSLAV Tichý: Tarzan retired. Direção: Roman Buxbaum. República Checa, 2004 (32 min).. Suas fotografias, singularizadas por falta de nitidez, ruídos e deterioração física, decorrentes de um processo fotográfico artesanal e peculiar, servem de estudo de caso para analisar a ingerência de elementos não humanos na configuração dessa estética da precariedade.

Palavras-Chave
estética da precariedade; agência dos objetos; fotografia de baixa fidelidade; Miroslav Tichý; fotografia contemporânea

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