Acessibilidade / Reportar erro

1968 e a multidão como massa: televisão e imagens políticas da memória e do esquecimento1 1 Texto apresentado no Colóquio Brasil-Argentina. Processos Históricos e Narrativas Audiovisuais. 13 e 14 junho de 2013. Realização ECOPOS/UBA. Apoio CNPq e CONICET.

1968 and the multitude as mass: television and political images of memory and oblivion

Resumo:

O artigo analisa imagens produzidas pela televisão acerca do movimento de 1968, no Brasil, usando como material empírico o filme sobre a Passeata dos Cem Mil veiculado pela TV Tupi do Rio de Janeiro, em 26 de junho de 1968. Reflete sobre a construção histórica da ideia de multidão, para em seguida mostrar como a televisão é o lugar de visibilidade para a apresentação da multidão como imagem síntese do século XX.

Palavras-Chave:
televisão; multidão;; passeata dos Cem Mil

Programa de Estudos Pós-graduados em Comunicação e Semiótica - PUC-SP Rua Ministro Godoi, 969, 4º andar, sala 4A8, 05015-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3670 8146 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: aidarprado@gmail.com