Acessibilidade / Reportar erro

Diálogos do “sexo débil”: significações das cartas de mulheres no jornal A Matutina Meiapontense (1830-1834)1 1 Texto revisado e ampliado a partir do que foi apresentado ao GT História do Jornalismo no 11º Encontro Nacional de História da Mídia, evento realizado de 19 a 21 de junho de 2019 em Natal (RN), sediado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e promovido pela Associação Brasileira de Pesquisadores da História da Mídia.

Dialogues of the “weaker sex”: meanings of women’s letters in the newspaper A Matutina Meiapontense (1830-1834)

Resumo

O texto debruça-se sobre as cartas e as respectivas significações e diálogos estabelecidos por duas mulheres que compunham a comunidade de leitores do jornal A Matutina Meiapontense, primeiro periódico impresso no Centro-Oeste que circulou entre 1830 e 1834: Rosseira Zellosa e A Apaixonada. Dentre outros temas, as leitoras-redatoras questionaram poderes instituídos e, principalmente, o lugar das mulheres em construções discursivas que são reveladoras das tramas e dos dramas de gênero presentes na Província goiana oitocentista. O principal corpo teórico-metodológico dialoga com os Estudos Culturais em uma abordagem qualitativa amparada na análise cultural enquanto instrumento metodológico e no levantamento bibliográfico, na pesquisa documental e na análise de narrativas como instrumentos de coleta e de tratamento dos dados. As considerações finais apontam para a dramática situação das goianas no início do século XIX, relegadas às sombras de uma estrutura sociocultural e política eminentemente patriarcal.

Palavras-chave
história do jornalismo; A Matutina Meiapontense; cartas de leitoras; Rosseira Zellosa; A Apaixonada

Programa de Estudos Pós-graduados em Comunicação e Semiótica - PUC-SP Rua Ministro Godoi, 969, 4º andar, sala 4A8, 05015-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3670 8146 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: aidarprado@gmail.com