Acessibilidade / Reportar erro

Os projetos culturais e seu significado social

Cultural projects and their social significance

Resumos

Projetos culturais, de arte-educação ou socioeducativos, cujos públicos-alvo são a juventude pobre e negra, vêm ocupando cada vez mais espaço na mídia e no imaginário social. Objetos de entusiasmo na mídia, por pregarem a paz social, são criticados em círculos menores, considerados mais politizados. Apresenta-se primeiro, neste trabalho, uma análise que procura driblar essa polarização e, mesmo assim, descreve-los de maneira crítica. Por considerar essa análise ainda bastante superficial, voltamos-nos para o trabalho de Stuart Hall, autor de obras importantes sobre questões parecidas de juventude, imaginário e violência na cultura britânica, em busca de um método "mais científico" de investigação. São apresentadas então considerações sobre o método de Hall, conceituado a partir da leitura de um texto de Marx, e, por meio desse método são levantadas questões analíticas mais incisivas sobre o significado social dos projetos no atual momento.

projetos culturais; método de pesquisa; Stuart Hall


Cultural, art education or socio-educational projects, whose target audiences are poor black youth, have attracted increasing attention in Brazil's media and social imaginary. The media is enthusiastic about them because they preach social peace, but they are criticized in smaller, more politicized circles. This article presents an analytical description of these projects as a social phenomenon, seeking to avoid this polarization while maintaining a critical eye. Because this initial analysis is still fairly superficial, we turn to the work of Stuart Hall, who wrote on similar issues of youth, imaginaries and violence in British culture, in search of a "more scientific" method of investigation. The article then presents considerations about Stuart Hall's investigative method, which he adapts from Marx, and uses it to raise more incisive questions about the social significance of such projects at this time.

art education projects; research method; Stuart Hall


  • ARAÚJO, S. et al. A violência como conceito na pesquisa musical: reflexões sobre uma experiência dialógica na Maré, Rio de Janeiro. TRANS Revista Transcultural de Música, n. 10, dez. 2006. Disponível em: <http://www.sibetrans.com/trans/p5/trans-10-2006>. Acesso em: 29 set. 2012.
  • CALABRE, L. et al. Avaliação de políticas públicas de cultura: o programa Cultura Viva.In: ENECULT ENCONTRO DE ESTUDOS MULTIDISCIPLINARES EM CULTURA. 7, Salvador. Anais... Salvador, 3-5 ago. 2011. CD-Rom.
  • DAGNINO, E. Políticas culturais, democracia e projeto neoliberal. Revista Rio de Janeiro, n. 15, p. 45-65, jan-abr./ 2005.
  • ______. Sociedade civil, participação e cidadania: de que estamos falando? In: MATO, D. (org.). Políticas de ciudadanía y sociedad civil en tiempos de globalização Caracas: Faces/ Universidad Central de Venezuela, 2004, p. 95-110.
  • FIGUEIREDO, V. L. F. de. Exílios e diásporas. In: O papel do intelectual hoje. MARGATO, I.; GOMES, R. C. (orgs.). Belo Horizonte: Editora UFMG, 2004.
  • HALL, S. A centralidade da cultura. Rev. Educação e Realidade, v. 22, n. 2, jul-dez./ 1997. Disponível em: <http://www.educacaoonline.pro.br/index.php?option=com_content&view=article&id=117:a-centralidade-da-cultura-notas-sobre-as-revolucoes-culturais-do-nosso-tempo&catid=8:multiculturalismo&Itemid=19>. Acesso em: 10 abr. 2012.
  • ______. Marx's Notes on Method: a "reading" of the "1857 Introduction". Revista Cultural Studies, v.17, n. 2, p.113-149, 2003.
  • ______. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte/Brasília: Editora UFMG/Representação da Unesco no Brasil, 2006.
  • ______. Epilogue: Through the Prism of an Intellectual Life. In: MEEKS, B. (org.). Culture, Politics, Race and Diaspora: The Thought of Stuart Hall. Kingston/Londres: Ian Randle Publishers/Lawrence & Wishart, 2007.
  • ______. et al. Policing the Crisis: Mugging, the State and Law and Order. Basingstoke: Palgrave Macmillan, 1978.
  • ______; JEFFERSON, T. (orgs.). Resistance through Rituals: Youth subcultures in post-war Britain. Londres: Hutchinson, 1976.
  • MARCONDES FILHO, C. Stuart Hall, cultural studies e a nostalgia da dominação hegemônica. Revista Communicare, v. 8, n.1, p. 25-42, 2008.
  • MATOS, D. A. Diários, mapas e mediações: comunicação, cultura e resistência da juventude periférica. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Universidade Federal de Minas Gerais, 2012.
  • SELLES, J. M. Música, desigualdade e conflito - perspectivas a partir do ensino de música em projetos comunitários. 2012. Texto para qualificação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
  • SIBILIA, Paula. Redes ou paredes? A escola em tempos de dispersão. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
  • SILVA, A. D. da. A Maré no ritmo das ONGs: Uma análise sobre o papel das oficinas musicais de Organizações Não-Governamentais no bairro Maré/Rio de Janeiro. 2011. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
  • SOUZA, V. N. de. de. Novo desenvolvimentismo brasileiro e democratização da cultura: o caso do Programa Cultura Viva. 2010. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2010. Disponível em: https://sites.google.com/site/secretariappgss/banco-de-teses-e-dissertacoes-do-ppgss Acesso em: 30 jul. 2012.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    29 Jul 2014
  • Data do Fascículo
    Jun 2014

Histórico

  • Aceito
    Nov 2013
  • Recebido
    Jul 2013
Programa de Estudos Pós-graduados em Comunicação e Semiótica - PUC-SP Rua Ministro Godoi, 969, 4º andar, sala 4A8, 05015-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3670 8146 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: aidarprado@gmail.com