Acessibilidade / Reportar erro

Políticas de solidariedade em acampamentos de fãs em shows de música pop1 1 Texto revisado e ampliado a partir do que foi apresentado ao GT História do Jornalismo no 11º Encontro Nacional de História da Mídia, evento realizado de 19 a 21 de junho de 2019 em Natal (RN), sediado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e promovido pela Associação Brasileira de Pesquisadores da História da Mídia.

Solidarity policies in pop music concerts’ fan camping sites

Resumo

Debate-se como os acampamentos de fãs em espetáculos de música pop internacionais que passam pelo Brasil são emblemáticos para se perceber a colonialidade (QUIJANO, 2010) e a reiteração performática de gestos em torno do fascínio pelo estrangeiro na cultura juvenil brasileira. Postula-se, a partir do debate sobre as Teorias da Performance e dos Estudos Culturais Latino-americanos, que os acampamentos encenam disputas, mas também solidariedade nas relações de vulnerabilidade e aliança (BUTLER, 2018BUTLER, J. Bodies that matter: on the discursive limits of sex. Nova York: Routledge, 1993.) entre fãs de cultura pop no Brasil. A partir de três acampamentos de fãs ocorridos entre os anos de 2013 e 2017, debate-se que o “naturalizado” afeto brasileiro aponta para zonas tensivas da performance de ser fã: o sacrifício e a espera como apontamentos para o merecimento de estar perto da artista; as fabulações sobre o estrangeiro e as dimensões da cultura global no cotidiano e o fascínio pela imagem de poder atrelado a construções de cidadanias parciais de gênero e raça no campo da cultura.

Palavras-Chave
cultura pop; performance; acampamento de fãs; solidariedade; gênero

Programa de Estudos Pós-graduados em Comunicação e Semiótica - PUC-SP Rua Ministro Godoi, 969, 4º andar, sala 4A8, 05015-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3670 8146 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: aidarprado@gmail.com