Acessibilidade / Reportar erro

Câncer: filme menor que inventa um povo

Câncer: a short film that invents a people

Resumos

Neste artigo, procuramos trabalhar com duas articulações centrais: o problema do menor e a invenção de um povo. Colocamo-nos com as imagens da obra em questão, Câncer (1968-1972), de Glauber Rocha, matéria plástica e sonora que guia o percurso aqui traçado. A análise é movimentada, sobretudo, pelas potências das imagens, pensadas como um composto sensível capaz de produzir fissuras nas ordenações dos modos de ver, dizer e sentir. Falamos em maneiras de fazer tensão com os consensos e instaurar outros pensamentos em torno dos possíveis do espaço e do tempo. Como hipótese lançada, a noção de que Câncer seria um filme menor que traria problematizações com formas maiores de cinema e com os fatos majoritários, procedimento entendido em dimensões políticas. O devir-menor é percorrido como possibilidade de desencadear outras formas de vida, outras maneiras de estar junto e de pensar o comum, para inventar um povo.

Câncer; Glauber Rocha; devir-menor; povo


This article discusses two main points: the problem of minor films and the invention of a people. Our analysis involves a film called Câncer (1968-1972), by filmmaker Glauber Rocha. This analysis is driven by the power of images, seen as sensitive elements capable of producing cracks in the ways of seeing, speaking and feeling. We talk about ways to produce tension with consensuses and establish other thoughts about the possibilities of space and time. Our hypothesis is the notion that Câncer is a minor film that can bring about tensions with major forms of cinema and with major facts, a procedure understood in political dimensions. The notion of becoming minor is examined as a possibility for trigger other life forms, other ways of togetherness, and of envisioning the common, to invent a people.

Câncer; Glauber Rocha; becoming-minor; people


  • BENTES, Ivana. "O devorador de mitos". In: ROCHA, Glauber. Cartas ao mundo: Glauber Rocha. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
  • CARVALHO, Bernardo. "Filme-filme". Filme Cultura, Rio de Janeiro, n. 43, jan.-abr./ 1984.
  • DELEUZE, Gilles. Francis Bacon: Lógica da sensação. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2007.
  • ______. A imagem-tempo (Cinema 2) São Paulo: Brasiliense, 2009.
  • ______. Conversações (1972-1990). 2.ed. São Paulo: Ed.34, 2010.
  • DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Kafka: para uma literatura menor. Lisboa: Assírio e Alvim, 2003.
  • MIGLIORIN, Cezar. Igualdade Dissensual: Democracia e biopolítica no documentário contemporâneo. Revista Cinética Rio de Janeiro, 2008a. Disponível em: <http://www.revistacinetica.com.br/cep/cezar_migliorin.pdf>. Último acesso em: 16/02/2014.
  • ______. Eu sou aquele que está de saída: dispositivo, experiência e biopolítica no documentário contemporâneo Tese de doutorado em Comunicação. Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro, CFCH/ECO, 2008b.
  • RANCIÈRE, Jacques. "O dissenso". In: NOVAES, Adauto (org.). A crise da razão Rio de Janeiro: Fundação Nacional de Arte, 1996a.
  • ______. O desentendimento. São Paulo: Editora 34, 1996b.
  • ______. "Os paradoxos da arte política". In: RANCIÈRE, Jacques. O espectador emancipado. Lisboa: Orfeu Negro, 2010.
  • ROCHA, Glauber. Rocha que voa Rio de Janeiro: Aeroplano, 2002.
  • ______. Revolução do cinema novo. São Paulo: Cosac Naify, 2004.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    29 Jul 2014
  • Data do Fascículo
    Jun 2014

Histórico

  • Aceito
    Out 2013
  • Recebido
    Jul 2013
Programa de Estudos Pós-graduados em Comunicação e Semiótica - PUC-SP Rua Ministro Godoi, 969, 4º andar, sala 4A8, 05015-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3670 8146 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: aidarprado@gmail.com