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“Na cozinha das ciências”: os usos do conceito de epistemologia na pesquisa em comunicação1 1 Uma das fontes deste trabalho é uma pesquisa realizada com auxílio do CNPq – Processo 311528/2019-8. Agradeço aos comentários dos pareceres pelas contribuições, assim como à Profa. Dra. Angela C. S. Marques (PPGCom/UFMG) pela leitura e comentários a uma versão inédita do texto.

In the science’s kitchen: the uses of epistemology concept in communication research

Resumo

Vinte anos atrás, o primeiro livro de epistemologia da comunicação foi publicado no Brasil, organizado por Lopes (2003). Embora já existissem investigações sobre o tema, a obra trouxe a discussão para um público acadêmico mais amplo. As décadas seguintes foram marcadas por um aumento sem precedentes de pesquisas sobre o tema, gerando um número crescente de publicações e eventos a respeito, como as de L. C. Martino (2017), Signates (2018) e Rüdiger (2022). Este texto delineia, com base em pesquisa bibliográfica, os usos do conceito de epistemologia da comunicação nesse período, desde as discussões iniciais até seu desdobramento em um corpo de conhecimento estabelecido. A observação desse movimento sugere uma ausência de consenso sobre o conceito, mas aponta esforços para sua construção no diálogo com perspectivas que ultrapassam a epistemologia clássica e dialogam com propostas não hegemônicas. Discute-se, a partir daí, algumas promessas e limites das trilhas percorridas nessas duas décadas.

Palavras-chave
epistemologia da comunicação; pesquisa em comunicação; genealogia

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