Acessibilidade / Reportar erro

Na página ímpar, os jovens de 1968: publicidade e representações sociais nas revistas veja e realidade

On the odd page, the youth of 68: advertising and social representations in the magazines veja and realidade

Resumos

O presente trabalho tem por objetivo analisar dez anúncios publicados nas revistas veja e realidade nos anos de 1967 e 1968, buscando compreender, a partir de um determinado contexto cultural, social e político, de que forma se constrói, na mídia, a ideia de juventude. A metodologia contou com revisão de literatura, pesquisa documental nas duas revistas e análise das representações midiáticas acerca da cultura, valores e práticas dos jovens. Como resultado, estabeleceram-se algumas possíveis categorias de tipos ideais presentes na narrativa publicitária. Percebe-se, ao longo da análise, que a mídia se apropria de valores positivos atribuídos aos jovens, ao mesmo tempo que contribui para a fixação da oposição entre jovens e adultos.

juventude; publicidade; representações sociais; revista veja; revista realidade


This study analyzes 10 ads published in the magazines veja and realidade in 1967 and 1968, seeking to understand how the notion of youth is constructed by the media within a particular cultural, social and political context. The methodology consists of a literature review, a documentary research of the two magazines, and an analysis of the media representations of youth culture, values and practices. This leads to the establishment of several possible ideal-type categories that are present in the advertising narrative. Throughout the analysis, one finds that the media uses positive values attributed to youth, while contributing to cement the opposition between youth and adult.

youth; advertising; social representations; veja magazine; realidade magazine


  • CALDAS, W. A cultura juventude de 1950 a 1970 São Paulo: Musa Editora, 2008.
  • DEBERT, G. G. A cultura adulta e juventude como valor. Revista Kairós, São Paulo, v. 7, n. 2, 2004.
  • FARO, J. S. Revista Realidade, 1966 - 1968: tempo da reportagem na imprensa brasileira, s/d. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/ensinodareportagem/artigos/revistarealidade.pdf>. Acesso em: 25 ago. 2012.
  • GIDDENS, A. Modernidade e identidade Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.
  • GOFFMAN, K.; JOY, D. Contracultura através dos tempos: do mito de Prometeu à cultura digital. Rio de Janeiro: Ediouro, 2007.
  • GROSSBERG, Lawrence. The politics of youth culture: some observation on rock and roll in american culture. Disponível em http://www.jstor.org/stable/466325, 1983.
  • _______. Some preliminary conjunctural thoughts on countercultures. Springerin, Viena (Áustria), n. 3, 2010. Disponível em: <http://www.springerin.at/dyn/heft_text.php?textid=2366&lang=en> Acesso em: 10 mar. 2013.
  • HOBSBAWN, E. Revolução Cultural. In: Era dos Extremos: o breve século XX: 1914-1921. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
  • MORIN, E. Cultura de massas do século XX: o espírito do tempo I: neurose. Rio de Janeiro: Editora Forense Universitária, 2011.
  • ______. Cultura de massas do século XX: o espírito do tempo II: necrose. Rio de Janeiro: Editora Forense Universitária, 2009.
  • ORTIZ, R. Mundialização e Cultura São Paulo: Brasiliense, 2000.
  • PEREIRA, C. Juventude como conceito estratégico para a Publicidade. Revista Comunicação, Mídia e Consumo São Paulo, ESPM, v. 7, n. 7, p. 37-54, mar-2010.
  • REALIDADE. São Paulo: Editora Abril, 13, abr. 1967a
  • ______. São Paulo: Editora Abril, 17, ago. 1967b.
  • ______. São Paulo: Editora Abril, 29, ago. 1968a.
  • ______. São Paulo: Editora Abril, 68, ago. 1968b.
  • TIME MAGAZINE. Disponível em http://www.time.com/time/printout/0,8816,843150,00.html Edição de 6 de janeiro de 1967.
  • VEJA. São Paulo: Editora Abril, 2, 18 set. 1968a.
  • ______. São Paulo: Editora Abril, 9 set. 1968b.
  • ______. São Paulo: Editora Abril, 21 maio 1969.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    23 Jan 2015
  • Data do Fascículo
    Dez 2014

Histórico

  • Aceito
    Maio 2014
  • Recebido
    Abr 2013
Programa de Estudos Pós-graduados em Comunicação e Semiótica - PUC-SP Rua Ministro Godoi, 969, 4º andar, sala 4A8, 05015-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3670 8146 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: aidarprado@gmail.com