Acessibilidade / Reportar erro

O horror como performance da morte: José Mojica Marins e a tradição do Grand Guignol

Horror as a performance of death: José Mojica Marins and the tradition of the Grand Guignol

Resumos

O artigo analisa aspectos da trilogia de Zé do Caixão, dirigida por José Mojica Marins (composta pelos filmes À meia-noite levarei sua alma, 1964; esta noite encarnarei no teu cadáver, 1967; encarnação do Demônio, 2008), sob a perspectiva da encenação do horror, originada na tradição do teatro francês do Grand Guignol (1897-1962). Discute-se, também, como os elementos gráficos do horror foram inseridos e reciclados nesses filmes, conforme mudanças de paradigmas do gênero no cenário internacional desde os anos 1960.

cinema brasileiro; cinema de horror; Grand Guignol; torture porn; José Mojica Marins


This paper discusses aspects of the "Coffin Joe" trilogy directed by José Mojica Marins (At Midnight I'll Take Your Soul, 1964; This Night I'll Possess Your Corpse, 1967; Embodiment of Evil, 2008), taking as its starting point the French tradition of the Theatre of the Grand Guignol (1897-1962). We also discuss how the graphic elements of horror were inserted and recycled in these films, according to paradigm shifts in the genre on the international scene since the 1960s.

brazilian cinema; horror; Grand Guignol; torture porn; José Mojica Marins


  • BARCINSKI, A.; FINOTTI, I. Maldito - A vida e o cinema de José Mojica Marins, o Zé do Caixão. São Paulo: Editora 34, 1998.
  • BÉGIN, R.; GUIDO, L. Présentation. Revue d'etudes cinematographiques, Qébec, Université de Montreal, v. 20, n. 2-3, 2010, p. 7-11.
  • BISCAIA FILHO, P. Palcos de sangue. Belo Horizonte: Estronho, 2012.
  • CAMARA CASCUDO, L. Dicionário do folclore brasileiro. Belo Horizonte: Itatiaia, 1993.
  • CÁNEPA, L. À meia-noite levarei sua alma. In: ALMEIDA, R.; FERREIRA-SANTOS, M. O cinema como itinerário de formação São Paulo: Képos, 2011, p. 35-56.
  • ______; FERRARAZ, R. Espetáculos do medo: o horror como atração no cinema japonês. Revista Contracampo, Niterói, Contracampo, n. 25, p. 4-23, dez., 2012.
  • CARREIRO, R. El problema del estilo em Jose Mojica Marins. In: DÍAZ-ZAMBRANA, R.; TOMÉ, P. (eds). Horrofílmico: Aproximaciones al cine de terror em Latinoamérica y el Caribe. San Juán: Isla Negra Editores, 2012, p. 342-358.
  • FERNANDEZ, A. A. Um arranjo prosaico e extravagante. In: PUPPO, E. (ed.). José Mojica Marins: 50 anos de cinema. São Paulo: Heco produções/CCBB, 2007, p. 41-48.
  • HAND, R.; WILSON, M. Grand-Guignol: The French Theatre of Horror. London: University of Exeter Press, 2002.
  • GAUDREAULT, A. Narration and monstration in the cinema. In: Journal of Film and Video, Vol. 39, n. 02. University of Ilinois Press, Spring, 1987, p. 29-41.
  • GUIDO, L. De l'opéra de l'oeil aux films à sensation: musique et théâtralité aux sources de l'horreur cinématographique. Revue d'etudes cinematographiques, Qébec, Université de Montreal, v. 20, n. 2-3, p. 13-40, 2010.
  • LINK, L. O Diabo: mascara sem rosto. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
  • MARTÍN, S. Monstruos al final del milenio Madrid: Imágica Ediciones, 2002.
  • MORRIS, J. The Justification of Torture-Horror. In: FAHY, T. (ed.). the Philosophy of Horror Lexington, Kentucky: University Press of Kentucky, 2010, p. 42-55.
  • PIEDADE, L. F. dos R. As belas e a Fera: monstruosidade e universo feminino no estranho mundo de José Mojica Marins. In: GRUPO DE TRABALHO IMAGEM E IMAGINÁRIOS MIDIÁTICOS, Juiz de Fora. Anais... Juiz de Fora, 2012.
  • PRIMATI, C. Sangue, sexo e riso: Espectros do horror no cinema brasileiro. In: PUPPO, E. (ed). Horror no cinema brasileiro Disponível em: <http://www.portalbrasileirodecinema.com.br/horror/ensaio-sanguesexo-riso-por-carlos-primati.php?indice=ensaios>. Acesso em: 12 ago. 2013.
  • PUPPO, E. (ed.). José Mojica Marins: 50 anos de cinema. São Paulo: Heco produções/CCBB, 2007.
  • SENADOR, D. P. Das primeiras experiências ao fenômeno Zé do Caixão: Um estudo sobre o modo de produção e a recepção dos filmes de José Mojica Marins entre 1953 e 1957. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.
  • SOUZA, C. C. Estes praticamente estranhos filmes de horror nacional. Canibuk, 6 nov 2011. Disponivel em: <http://canibuk.wordpress.com/2011/11/06/estes-praticamente-estranhos-filmes-de-horror-nacional/>. Acesso em: 8 jan. 2013.
  • SCHNEIDER, S. J. Murder as Art/The Art of Murder: aestheticising violence in modern cinematic horror. In: BLACK, A. (ed.). Necronomicon: the journal of horror and erotic cinema. Hereford: Noir Publishing, 2001, 4 vol, p. 65-85.
  • SCHREK, N. the Satanic Screen: an illustrated guide to the devil in the cinema. London: Creation Books, 2000.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    23 Jan 2015
  • Data do Fascículo
    Dez 2014

Histórico

  • Recebido
    Ago 2013
  • Aceito
    Dez 2013
Programa de Estudos Pós-graduados em Comunicação e Semiótica - PUC-SP Rua Ministro Godoi, 969, 4º andar, sala 4A8, 05015-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3670 8146 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: aidarprado@gmail.com