Acessibilidade / Reportar erro

Música e vozes em Pickpocket (1959), de Robert Bresson

Music and voices in Pickpocket (1951), by Robert Bresson

Resumos

O cineasta francês Robert Bresson ficou conhecido pelo uso criativo dos diversos elementos sonoros em seus filmes e pela parcimônia na inserção de música. Em obras da fase intermediária de sua carreira, como Um condenado à morte escapou (1956), Pickpocket (1959) e A grande testemunha (1966), peças pré-existentes do repertório clássico foram utilizadas como música extradiegética e possuem aspectos formais que guardam analogias com sua distribuição nos respectivos filmes. Além disso, em Pickpocket, a música pré-existente de Lully também se relaciona com as vozes in e over. Na maioria das vezes, a voz in do final dos diálogos desencadeia os trechos de música, colocados em situações de movimento e com uma função semelhante ao divertimento na ópera barroca. Consideramos também as relações entre voz in e over e defasagens desta última com a ação e a imagem do diário do protagonista sendo escrito.

Robert Bresson; música no cinema; voz over; voz in; análise fílmica; análise musical


The French director Robert Bresson was known for his creative use of sound elements and the scanty insertion of music in his films. In films produced during the intermediary phase of his career, such as A man escaped (1956), Pickpocket (1959) and Au hasard Balthazar (1966), preexisting classical music pieces, which contain formal aspects that are analogous to their distribution in the respective films, were used as non-diegetic music. Moreover, in Pickpocket, the preexisting music by Lully also relates to the voice-in and voice-over. The voice-in at the end of the dialogues usually triggers musical excerpts, which are inserted in situations of movement and whose function resembles that of divertissements in baroque opera. We also consider the relations between voice-in and voice-over and the lag between the latter and the action and the image of the main character's diary as it is being written.

Robert Bresson; music in cinema; voice over; voice in; filmic analysis; musical analysis


  • ALVIM, Luíza. Simetrias, repetições e variações - Analogias de Um condenado à morte escapou com a Missa em dó menor de Mozart. Avanca Cinema, 2012.
  • ______. Robert Bresson e a música Tese de doutorado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2013a.
  • ______. A sonata de Bresson. Galáxia, n.25, jun. 2013b.
  • BAZIN, André. O Cinema: Ensaios. São Paulo: Brasiliense, 1991.
  • BERNARD, Renée. Pickpocket - Fiche Filmographique IDHEC, 1963.
  • BOUISSOU, Sylvie. Vocabulaire de la musique baroque Minerve, 1996.
  • BRESSON, Robert. Notas sobre o cinematógrafo São Paulo: Iluminuras, 2008.
  • CHION, Michel. La musique au cinéma Paris: Fayard,1995.
  • COELHO, Lauro Machado. A ópera na frança - História da ópera. São Paulo: Perspectiva, 1999.
  • COLLET, Jean. Pickpocket, Fiche n.363. Téléciné, n.88, mars/avril, 1960.
  • DAHAN, Danielle. Robert Bresson: une téléologie du silence. Heidelberg: Universitätsverlag Winter, 2004.
  • DIDEROT, Denis. Le neveu de rameau. Pocket, 1996.
  • JARDONNET, Évélyne; CHABROL, Marguerite. Pickpocket de Robert Bresson Neuilly: Atlande, 2005.
  • MIRANDA, Suzana Reck. Duas vozes para o som no cinema: Tati e Bresson. In: ADES, Eduardo et al (org.). O som no cinema Caixa Cultural, 2008, p. 30-35.
  • SILBIGER, Alexander. Passacaglia and Ciaccona: Genre Pairing and Ambiguity from Frescobaldi to Couperin. Journal of Seventeenth Century Music, v.2, n.1, 1996.
  • STILWELL, Robynn. The fantastical gap between diegetic and nondiegetic. In: GOLDMARK, Daniel; KRAMER, Lawrence; LEPPERT, Richard (org.). Beyond the soundtrack: representing music in cinema. Los Angeles: University of California Press, 2007.
  • LULLY, Jean-Baptiste. suíte n.7 em sol menor (reconstituição: Fernand Oubradous), Éditions Musicales Transatlantiques.
  • UM CONDENADO À MORTE ESCAPOU (Un condamné à mort s'est échappé ou le vent souffle où il veut), Robert Bresson, França, 1956.
  • PICKPOCKET - o batedor de carteiras (Pickpocket), Robert Bresson, França, 1959.
  • A GRANDE TESTEMUNHA (Au hasard Balthazar), Robert Bresson, França / Suécia, 1966.
  • UMA MULHER SUAVE (Une femme douce), Robert Bresson, França, 1969.
  • QUATRO NOITES DE UM SONHADOR (Quatre nuits d'un rêveur), Robert Bresson, França / Itália, 1972.
  • BRESSON NI VU NI CONNU, François Weyergans, França, 1994. Contém entrevista de Bresson, realizada em 1965.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    23 Jan 2015
  • Data do Fascículo
    Dez 2014

Histórico

  • Aceito
    Dez 2013
  • Recebido
    Out 2013
Programa de Estudos Pós-graduados em Comunicação e Semiótica - PUC-SP Rua Ministro Godoi, 969, 4º andar, sala 4A8, 05015-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3670 8146 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: aidarprado@gmail.com