Acessibilidade / Reportar erro

A cultura empreendedora nos discursos sobre a juventude

The entrepreneurial culture in discourses about youth

Resumos

Neste artigo examino alguns discursos midiáticos que promovem aquilo que chamei de cultura empreendedora. Partindo da análise comparativa de duas séries televisivas voltadas para o público jovem em temporalidades distintas, busco examinar algumas retóricas midiáticas que celebram o empreendedorismo juvenil como resposta às demandas por sucesso pessoal e como solução ao problema do desemprego estrutural. Antes, porém, faço uma contextualização do ambiente social que se construiu a partir da emergência de uma racionalidade neoliberal, procurando, com isso, compreender a relação da cultura empreendedora com lógicas sistêmicas mais amplas e dominantes.

empreendedorismo; neoliberalismo; educação; juventude; mídia


In this article I examine some media discourses that promote what I call entrepreneurial culture. Based on a comparative analysis of two television series for young audiences in different temporalities, I seek to examine some media rhetorics that celebrate youth entrepreneurship as a response to the demands for personal success and as a solution to the problem of structural unemployment. First, however, I contextualize the social environment that was built from the emergence of a neoliberal rationality, thereby seeking to understand the relationship between entrepreneurial culture and broader and more dominant systemic logics.

entrepreneurship; neoliberalism; education; youth; media


  • BALL, S. J. Performatividade, privatização e o pós-estado do bem-estar. In: Educ. Soc., Campinas, vol. 25, n. 89, 2004, p. 1105-1126.
  • BOLTANSKI, L.; CHIAPELLO, E. O novo espírito do capitalismo São Paulo: Martins Fontes, 2009.
  • BRASIL. Constituição. Constituição da República Federativa do Brasil DF: Senado, 1998.
  • COSTA, S. Governamentalidade neoliberal, teoria do capital humano e empreendedorismo. In: Educação&Realidade, vol. 34, n. 2, 2009, p. 171-186.
  • COULDRY, N. Reality TV, ou o teatro secreto do neoliberalismo. In: COUTINHO, E.; FREIRE FILHO, J.; PAIVA, R. (Org.) Mídia e poder Rio de Janeiro: Mauad X, 2008.
  • DAVID, D. et ali. Aspectos pedagógicos no ensino do empreendedorismo. Anais. III Encontro Nacional de Empreendedorismo, Florianópolis, 2001.
  • DECRETO-LEI n. 4991. Rio do Sul, SC, 21/5/2010. Disponível em <http://www.leismunicipais.com.br/cgi-local/forpgs/showinglaw.pl>. Acesso em: 29 nov. 2010.
  • DOLABELA, F. Pedagogia Empreendedora São Paulo: Ed. Cultura, 2003.
  • DREWINSKI, J. Empreendedorismo: o discurso pedagógico no contexto do agravamento do desemprego juvenil. (Tese de Doutorado em Educação). Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2009.
  • EHRENBERG, A. O culto da performance São Paulo: Editora Ideias & Letras, 2010.
  • FOUCAULT, M. O nascimento da biopolítica São Paulo: Martins Fontes, 2008.
  • FREIRE FILHO, J. O poder em si mesmo: jornalismo de autoajuda e a construção da autoestima. In: Famecos, Porto Alegre, v. 18, n. 3, 2011, p. 717-745.
  • POCHMANN, M. Situação do jovem no mercado de trabalho no Brasil. São Paulo, 2007. Disponível em: <http://www.emater.mg.gov.br/doc/intranet/upload/TRANSFORMAR_LEITURA/situa%C3%A7%C3%A3o_do_jovem_no_mercado_de_trabalho.pdf>. Acesso em: 29 nov. 2010.
  • ROSE, N. The powers of freedom. Cambridge University Press, 1999.
  • ______. Inventing our selves. Cambridge University Press, 1998.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    28 Fev 2014
  • Data do Fascículo
    Jun 2013

Histórico

  • Recebido
    Jul 2012
  • Aceito
    Fev 2013
Programa de Estudos Pós-graduados em Comunicação e Semiótica - PUC-SP Rua Ministro Godoi, 969, 4º andar, sala 4A8, 05015-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3670 8146 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: aidarprado@gmail.com