Acessibilidade / Reportar erro

Mitochondrial DNA polymorphism and heteroplasmy in populations of the three species of Tropidurus of the nanuzae group (Squamata, Tropiduridae)

O grupo nanuzae de lagartos compreende três espécies, Tropidurus nanuzae, T. divaricatus e T. amathites. A primeira é encontrada ao longo da Serra do Espinhaço, na região leste do Brasil, e as outras duas na região norte do Estado da Bahia, nas dunas continentais do Rio São Francisco, em margens opostas. Essas três espécies foram analisadas quanto a polimorfismos de tamanho de fragmentos de restrição (RFLP) do DNAmit, tendo sido caracterizados 53 sítios de restrição. Polimorfismos de sítio e de tamanho de alguns fragmentos específicos foram caracterizados, bem como casos de heteroplasmia envolvendo variações de tamanho. Em T. divaricatus, estas variações correspondem a 50-200 pb, provavelmente localizadas na região controle da molécula; em T. amathites, a variação é provavelmente devida a uma duplicação ou deleção de um segmento de 400 pb. A taxa de mutação envolvendo tamanho de fragmentos mostrou-se menor em T. amathites, quando comparada a T. divaricatus. Índices relativamente baixos de diversidade de nucleotídeos foram detectados em todas as populações analisadas, os menores sendo encontrados nas populações de T. nanuzae. T. divaricatus de Alagoado mostrou-se a população mais polimórfica, seguida da população de Ibiraba. É sugerido que estas duas populações possam estar recuperando a diversidade quanto ao DNAmit após possíveis reduções nos tamanhos populacionais. O maior grau de polimorfismo encontrado em T. divaricatus talvez reflita uma expansão populacional recente nesta espécie.


Sociedade Brasileira de Genética Rua Cap. Adelmio Norberto da Silva, 736, 14025-670 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: (55 16) 3911-4130 / Fax.: (55 16) 3621-3552 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: editor@gmb.org.br