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Gestão para manutenção de edificações de ensino

resumo:

As edificações públicas de ensino necessitam de um planejamento para a conservação e manutenção de seus diversos sistemas e instalações. Na prática, constata-se que existem grandes desafios na gestão da manutenção das Universidades Federais do Estado de Minas Gerais que envolvem a falta de recurso financeiro, mão de obra desqualificada e insuficiente, falta de investimento no setor de Tecnologia da Informação específico para esse fim, ausência de plano ou programa de manutenção, ausência de ações específicas na manutenção de construções estruturadas em aço, ausência de equipe técnica para elaboração de vistorias, laudos e memorial, entre outros. Diante dessa realidade preocupante, o presente estudo visa a propor diretrizes de manutenção para as edificações de instituições de ensino públicas, afim de melhorar a qualidade da manutenção desses edifícios. A abordagem metodológica adotada é o estudo de caso exploratório. É realizada uma investigação das 11 instituições de ensino públicas de Minas Gerais. As principais contribuições do trabalho referem-se à proposição de diretrizes de gestão da manutenção como por exemplo, o conhecimento das edificações, o gerenciamento por meio de software e o programa de manutenção, a serem utilizadas e replicadas para outras instituições de ensino de semelhantes características.

Palavras-chave:
Gestão; Manutenção predial; Prédios públicos; Diretrizes de gestão da manutenção

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