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Responsabilidade socioambiental das empresas: os consumidores percebem como sendo um valor organizacional?

Resumo:

Este estudo investiga se os consumidores percebem a responsabilidade socioambiental (RSA) das empresas como um valor organizacional adquirido ou como sendo existente por outros fatores. Foram adotadas como referência três organizações de diferentes segmentos (cosméticos, fast food e confecções do tipo surf e street wear). A coleta de dados foi realizada por meio de levantamento com os consumidores no momento em que estes estavam no estabelecimento para efetuar uma compra. Os resultados permitem inferir que uma parte considerável dos consumidores não avalia a responsabilidade socioambiental das empresas como um valor organizacional, mas, como uma estratégia corporativa. Além disso, os consumidores não deixam de comprar de uma organização que não tem responsabilidade socioambiental. Contudo, as empresas que divulgam que têm uma postura responsável diante das questões socioambientais, mas que na prática isso não acontece, os consumidores punem deixando de comprar nessas organizações.

Palavras-chave:
Percepção; Consumidores; Responsabilidade socioambiental

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