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Qualidade no serviço público - um estudo de caso

Quality in public services

O objetivo do trabalho é discutir a questão da eficiência em organizações do setor público. Identificando-se a ineficiência com as dificuldades na gestão desses órgãos, analisou-se duas estratégias metodológicas atualmente utilizadas na gerência de instituições públicas no Brasil. A primeira delas, a Qualidade Total (QT), metodologia já bastante difundida em nosso país. Foi pesquisado também o Planejamento Estratégico Situacional (PES), estratégia metodológica desenvolvida, a partir de fins da década de 70, para a gestão de órgãos governamentais e que traz entre seus pressupostos a satisfação das necessidades dos cidadãos como objetivo maior desses órgãos. Procedeu-se a comparação de ambas as metodologias e procurou-se avaliar a utilização da segunda em um órgão público municipal, uma vez que acreditou-se com a análise anterior, que o PES seria mais adequado como estratégia de gestão do que a QT para esses órgãos. O estudo de caso confirmou esta hipótese, demonstrando, também, que a Qualidade Total pode ser utilizada em instituições governamentais em complementaridade ao PES a fim de garantir que problemas bem-estruturados, característicos da rotina do dia-a-dia, possam ser executados e monitorados a contento.

eficiência; gestão pública; planejamento estratégico situacional; qualidade; Qualidade Total


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