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O impacto do robô colaborativo nas prioridades competitivas: estudo de caso em um fornecedor automotivo

Resumo:

A literatura sobre estratégia de operações tem extensivamente endereçado o conceito de prioridades competitivas e que decisões estruturais devem ser alinhadas para criar, desenvolver e manter as vantagens competitivas. Entretanto, a velocidade e escala de novas tecnologias de manufatura estão modificando as estratégias das organizações e as capacidades de manufatura para lidar com novos requisites de mercado, competição e novos entrantes. Os avanços na robótica estão preparados para mudar o cenário global dos negócios e suportar as organizações em melhorar suas estratégias de operações. Robôs industriais usualmente ajudam a melhorar a qualidade dos produtos e provêm melhor condições de trabalho para minimize o uso de recursos, resultando em economia de custos. Uma das principais tendências na robótica é a colaboração humano-robô (HRC), a qual influencia as estratégias de operações e pode ter um processo disruptivo nos modelos de negócios e nas estruturas de mercado. O objetivo principal desse artigo é explorar e entender a relação entre as prioridades competitivas (qualidade, custo, flexibilidade e entrega) das operações clássicas e a vantagem competitiva da adoção de CHR em um fornecedor brasileiro de autopeças. Os resultados indicam que a célula híbrida (célula de manufatura em forma de U) adere totalmente às prioridades de custo e confiabilidade e parcialmente adere às prioridades de qualidade e flexibilidade.

Palavras-chave:
Prioridades competitivas; vantagens competitivas; operações colaborativas; robôs colaborativos; Indústria 4.0

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