Acessibilidade / Reportar erro

Como ocorrem as inovações em serviços? um estudo exploratório de empresas no Brasil

Understanding how innovation takes place in service companies - an exploratory study of companies in Brazil

O objetivo deste artigo é o de buscar uma melhor compreensão sobre o fenômeno da inovação nas empresas de serviços. Procurou-se seguir uma linha de abordagem segundo a qual, para se estudar e compreender o funcionamento do processo inovativo nestas empresas, se faz necessário um estudo com maior profundidade nas organizações, investigando como ocorreram - em detalhes - as inovações. Para essa finalidade foram conduzidos estudos de casos em cinco diferentes organizações de serviços no setor de telecomunicações e atividades de informática no Brasil. Para melhor descrever o processo de inovação foi empregado o conceito de cadeia de inovação proposto por Hansen e Birkinshaw (2007), isto é, uma visão expandida do fenômeno da inovação que forma uma espécie de cadeia composta pelas seguintes fases: geração de ideias (intradepartamental, interdepartamental e interinstitucional); a conversão (seleção de ideias, incluindo a triagem, o financiamento e o desenvolvimento) e a difusão (sua disseminação na organização e no mercado). Por meio dos casos percebeu-se também que a inovação em serviços segue uma lógica similar em relação às inovações encontradas na literatura para bens físicos, sobretudo no que se refere ao uso da metodologia dos Stage-Gates proposto por Cooper (1993).

Inovação; Serviços; Cadeia de valor da inovação


Universidade Federal de São Carlos Departamento de Engenharia de Produção , Caixa Postal 676 , 13.565-905 São Carlos SP Brazil, Tel.: +55 16 3351 8471 - São Carlos - SP - Brazil
E-mail: gp@dep.ufscar.br