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Gestão & Produção, Volume: 13, Número: 2, Publicado: 2006
  • Carta da Editora

  • O uso de ERP e CRM no suporte à gestão da demanda em ambientes de produção Make-to-Stock

    Azevedo, Rodrigo Cambiaghi; Bremer, Carlos Frederico; Rebelatto, Daisy Aparecida do Nascimento; Tarallo, Felipe Botta

    Resumo em Português:

    Atualmente, o processo de negócio Gestão da Demanda tem sido muito discutido, pelo fato de ser o responsável pela coordenação entre a produção e o mercado, principalmente em empresas do tipo Make-to-Stock. Além disso, a implementação de novos sistemas computacionais tem ocorrido, de maneira a suportar o grande número de atividades de negócio. Porém, até o momento, a real aplicabilidade das funcionalidades dos sistemas ERP e CRM no suporte ao processo de negócio Gestão da Demanda não está clara. Sendo assim, o presente trabalho apresenta uma análise da aplicabilidade de um sistema ERP e um sistema CRM no suporte ao processo de Gestão da Demanda, em ambientes de produção Make-to-Stock. A análise foi feita a partir de um estudo exploratório sobre as funcionalidades dos sistemas e as atividades descritas por um modelo de referência do processo de negócio.

    Resumo em Inglês:

    Much attention today focuses on the Demand Management business process, which is responsible for coordination between production anxd the market, especially in companies of the Make-to-Stock type. In addition, new computer systems have been implemented to support a greater number of business activities. However, the real applicability of the functionalities of ERP and CRM systems in the activities of a Demand Management business process is still unclear. Therefore, this paper analyzes the applicability of an ERP and a CRM system in the activities of a Demand Management reference model for make-to-stock environments. The analysis is based on an exploratory study of the systems' functionalities and the activities described by a reference model of the business process.
  • Implementação de programas de qualidade: um survey em empresas de grande porte no Brasil

    Pinto, Silvia Helena Boarin; Carvalho, Marly Monteiro de; Ho, Linda Lee

    Resumo em Português:

    O objetivo deste trabalho é identificar os principais aspectos da implementação dos programas de qualidade em empresas brasileiras, a partir dos modelos mais difundidos e implementados como a certificação de sistemas de qualidade nas normas ISO 9000, o Seis Sigma e o Total Quality Management (TQM), fazendo uma análise comparativa e crítica de sua adoção pelas organizações e estudando as relações existentes entre eles, a complementaridade e as redundâncias. O tema é extremamente relevante no cenário atual, em que as companhias investem quantias significativas em diversos programas de melhoria da qualidade e possuem enormes dificuldades para avaliar o impacto estratégico, bem como o respectivo valor agregado. A metodologia adotou elementos da análise quantitativa, isto é, uma pesquisa do tipo survey. O universo para a coleta de dados foi extraído da relação "Ranking Valor 1.000", que contém as 1.000 maiores empresas brasileiras, publicadas no anuário do jornal "Valor Econômico", ano-base de 2004, partindo-se do pressuposto de que, nestas empresas, estarão os embriões dos modelos emergentes de gestão da qualidade. Posteriormente, as respostas obtidas por meio de questionários foram analisadas com o auxílio de um programa estatístico. A análise concluiu que as empresas que implantaram o programa Seis Sigma são as de maior tradição em qualidade, ou seja, adotaram outros programas anteriormente; as organizações que mais investiram em qualidade, pela adoção de programas, obtiveram sucesso nos indicadores de desempenho; e as principais causas do insucesso dos programas de qualidade ISO 9000, Seis Sigma e TQM nas organizações analisadas foram a escassez de recursos financeiros para a correta implantação e o frágil apoio da direção da empresa.

    Resumo em Inglês:

    This research aims to identify the main trends in the implementation of Quality Programs in Brazilian companies and is based on the most widely known and implemented models, such as the certification of quality systems according to the ISO 9000 Program, the Six Sigma and the TQM Program (Total Quality Management Program). This study provides a comparative and critical analysis of the implementation of those systems in Brazilian organizations as well as the existing relations among them, their complementary and redundancies. This issue is extremely relevant nowadays as companies invest heavily in different programs in order to improve quality, but still face huge difficulties to evaluate their strategic impact as well as their respective added value. In order to carry out this study, we have evaluated the references available about the subject. The methodology used in this research was based on a quantitative survey. The population of this search consists of a list the 1000 top Brazilian companies ranked according to their published sales figures according to "Ranking Valor 1.000", published in Valor Econômico yearbook (2004). This analysis assumed that new emerging quality management models could be found in this list Responses to questionnaires and to interviews made during visits to those companies were analyzed employing a statistical software. The analysis points out that the companies had implemented the Six Sigma Program are those with the strongest tradition in quality programs since they had earlier implemented other quality programs; as more the companies invest in quality programs more is the improvement in their performance; and the main causes for failures in ISO 9000, Six Sigma and TQM programs implementation were due to lack of financial resources for a correct implementation and a fragile support provided by the company management team.
  • Sistema de apoio à decisão para programação da produção em fundições de mercado

    Teixeira Junior, Rodolfo Florence; Fernandes, Flavio Cesar Faria; Pereira, Neocles Alves

    Resumo em Português:

    Este trabalho tem por objetivo propor um sistema de apoio à decisão (SAD) para elaboração da programação da produção em fundições que trabalham com produtos personalizados sob encomenda, também conhecidas como fundições de mercado. Para isto, o ambiente produtivo das fundições de mercado é estruturado por meio do sistema de controle da produção conhecido como PBC, sendo propostas, também, três modelagens decisórias viáveis para o processo de programar a produção: um modelo de programação inteira binária, um modelo heurístico clássico de busca em árvore, conhecido como beam search e um modelo meta-heurístico baseado em algoritmos genéticos. Este trabalho apresenta ainda os resultados experimentais obtidos com a aplicação dos modelos decisórios e a análise da adequação do SAD proposto em fundições de mercado representativas do interior do Estado de São Paulo.

    Resumo em Inglês:

    This work proposes a Decision Support System (DSS) for production scheduling in steel casting foundries. To this end, the productive environment of these foundries is organized by means of a production control system known as Period Batch Control (PBC). Three viable decision models for production scheduling are proposed: a binary integer programming model, a model based on classical approximation methods, specifically the method known as beam search, and a model based on a meta-heuristic known as genetic algorithm. Also presented here are the experimental results obtained from the application of the three models and an analysis of the fitness of the proposal for eight representative steel casting foundries in the state of São Paulo, Brazil.
  • Controle de estoque de materiais com diferentes padrões de demanda: estudo de caso em uma indústria química

    Santos, Antônio Marcos dos; Rodrigues, Iana Araújo

    Resumo em Português:

    O desafio do gestor de estoques é saber quando e quanto ressuprir de cada material e quanto deve manter em estoque de segurança. Com o crescente número de itens com diferentes padrões de demanda e características específicas, a complexidade na administração de materiais aumenta devido à necessidade de controle diferenciado. Este trabalho, por meio de um estudo de caso em uma empresa química, propõe um método de classificação dos materiais em famílias afins com a adoção de políticas distintas de ressuprimento e estoques de segurança, com o objetivo de garantir o balanceamento dos estoques e atender aos níveis de serviço requeridos à produção.

    Resumo em Inglês:

    The main challenge of inventory managers is to define when and how many of each item to replenish and how much to keep in a safety stock. The increasing number of items with different demand patterns and specific characteristics requires different policies to ensure a good performance in this area. Based on a case study of a chemical company, this paper proposes a method for classifying materials with different demand patterns into families, using specific replenishment and safety stock policies aimed at maintaining a balance of stocks and meeting the service levels required for production.
  • Aplicação da relaxação lagrangeana e do algoritmo genético construtivo na solução do problema probabilístico de localização-alocação de máxima cobertura

    Corrêa, Francisco de Assis; Lorena, Luiz Antonio Nogueira

    Resumo em Português:

    O problema de localização de máxima cobertura (MCLP) procura localizar facilidades visando a maximizar a população atendida, considerando uma dada distância ou tempo padrão de serviço. Várias extensões desse modelo têm sido propostas para aumentar a sua aplicabilidade. Entre elas, existem modelos probabilísticos para localização-alocação de máxima cobertura com restrições no tempo de espera ou no comprimento da fila para sistemas congestionados, que levam em conta um ou vários servidores por facilidade. A proposta deste trabalho é a de resolver um modelo para um servidor por facilidade por meio da relaxação lagrangeana e do Algoritmo Genético Construtivo. Os resultados dos testes obtidos nessas abordagens são apresentados e comparados.

    Resumo em Inglês:

    The Maximal Covering Location Problem (MCLP) seeks to locate facilities in order to maximize the serviced population, considering a given distance or standard service time. Various extensions of this model have been proposed to enhance its applicability, e.g., probabilistic models for maximum location-allocation coverage with waiting time or queue length constraints for congested systems, taking into account one or more servers per service center. In this paper we present two procedures for solving a probabilistic model, which considers one server per center, using Lagrangian relaxation and the Constructive Genetic Algorithm. Extensive tests of these approaches are presented and their results compared.
  • Proposta de um método para integração entre QFD e FMEA

    Fernandes, José Márcio Ramos; Rebelato, Marcelo Giroto

    Resumo em Português:

    Nos dias atuais, dois métodos voltados ao planejamento da qualidade mostram reconhecimento mundial pela sua utilidade e pelos relatos de sucessos obtidos com seu uso: QFD (Quality Function Deployment), no desenvolvimento do produto e do processo; e FMEA (Failure Mode and Effects Analysis), na análise de falhas. Estes dois métodos, entretanto, são freqüentemente vistos como ferramentas sem inter-relação e sua integração, quando ocorre na prática, é tradicionalmente insuficiente e mal explorada. Neste contexto, este artigo tem o objetivo de propor um método para a integração entre QFD e FMEA. A abordagem proposta apresenta mudanças em ambos os métodos, visando incrementar a eficiência da integração e tornar mais clara a apresentação. Para uma melhor visualização do método proposto, um exemplo fictício de aplicação é apresentado.

    Resumo em Inglês:

    Two quality-planning methods are recognized worldwide today for their usefulness and successful implementation: QFD (Quality Function Deployment) in product and process development, and FMEA (Failure Mode and Effects Analysis) in failure analysis. However, these methods are often seen as non-interrelated tools and, in practice, their integration has traditionally been insufficiently and poorly exploited. This article therefore proposes a method for integrating QFD and FMEA. The proposed approach presents changes in these two quality-planning methods, which aim to increase the effectiveness of their integration and to confer greater clarity on their presentation. The proposed method is illustrated through a fictitious example of application.
  • Mensuração da qualidade de serviço em empresas de fast food

    Machado, Melise Dantas; Queiroz, Timóteo Ramos; Martins, Manoel Fernando

    Resumo em Português:

    As mais importantes teorias sobre serviço afirmam que o consumidor estará satisfeito se perceber no serviço prestado um desempenho melhor ou igual às suas expectativas. A comparação entre a percepção de desempenho e a expectativa do consumidor em relação a cada item de serviço fornecerá o Gap (lacuna) de satisfação. Quanto maior esse Gap, mais insatisfeito estará o consumidor com relação ao serviço prestado. Considerando este constructo, o objetivo deste artigo é verificar as determinantes da qualidade de serviço em empresas fast food. Para tanto, um instrumento de mensuração da qualidade em serviço - SERVQUAL - foi adaptado ao setor em questão e um survey foi realizado com 120 consumidores. Pelos resultados obtidos, pode-se verificar que a empresa pesquisada satisfaz os consumidores no que diz respeito a duas dimensões da qualidade e tem uma avaliação negativa para outras quatro, o que indica que ações de melhoria devem ser tomadas para satisfazer efetivamente os consumidores.

    Resumo em Inglês:

    The most important theories about service state that the consumer is satisfied if he considers the service meets or exceeds his expectations. A comparison of the consumer's perception of the performance and his expectations regarding each aspect of the service indicates the satisfaction gap. The greater the gap the higher the consumer's dissatisfaction with the service. Based on this assumption, this paper aims to identify the factors that determine the quality of services rendered by fast food companies. To this end, a quality-measuring instrument - SERVQUAL - was adapted to this business sector and a survey was carried out involving 120 customers of a specific fast food company. The results indicated that the company satisfied its customers in two quality dimensions but was negatively evaluated in four others, indicating the need for actions aimed at improving its service in order to effectively satisfy its customers.
  • Algoritmos genéticos e computação paralela para problemas de roteirização de veículos com janelas de tempo e entregas fracionadas

    Campos, Guilherme Guidolin de; Yoshizaki, Hugo Tsugunobu Yoshida; Belfiore, Patrícia Prado

    Resumo em Português:

    O presente trabalho propõe a utilização de metaheurísticas e computação paralela para a resolução de um problema real de roteirização de veículos com frota heterogênea, janelas de tempo e entregas fracionadas, no qual a demanda dos clientes pode ser maior que a capacidade dos veículos. O problema consiste na determinação de um conjunto de rotas econômicas que devem atender à necessidade de cada cliente respeitando todas as restrições. A estratégia adotada para a resolução do problema consiste na utilização de uma adaptação da heurística construtiva proposta por Clarke e Wright (1964) como solução inicial. Posteriormente, implementa-se um algoritmo genético paralelo que é resolvido com o auxílio de um cluster de computadores, com o objetivo de explorar novos espaços de soluções. Os resultados obtidos demonstram que a heurística construtiva básica apresenta resultados satisfatórios para o problema, mas pode ser melhorada substancialmente com o uso de técnicas mais sofisticadas. A aplicação do algoritmo genético paralelo de múltiplas populações com solução inicial, que apresentou os melhores resultados, proporciona redução no custo total da operação da ordem de 10%, em relação à heurística construtiva, e 13%, quando comparada às soluções utilizadas originalmente pela empresa.

    Resumo em Inglês:

    The present work considers the use of metaheuristics and parallel computing to solve a real problem of vehicle routing involving a heterogeneous fleet, time windows and split deliveries, in which customer demand can exceed vehicle capacity. The problem consists of determining a set of economical routes that meet each customer's needs while still being subject to all the constraints. The strategy adopted to solve the problem consists of an adaptation of the constructive heuristics proposed by Clarke & Wright (1964) as the initial solution. More sophisticated algorithms are then applied to achieve improvements, such as parallel genetic algorithms supported by a cluster of computers. The results indicate that the basic constructive heuristic provides satisfactory results for the problem, but that it can be improved through the use of more sophisticated techniques. The use of the parallel genetic algorithm with multiple populations and an initial solution, which presented the best results, reduced the total operational costs by about 10% compared with the constructive heuristic, and by 13% when compared with the company's original solutions.
  • Um estudo da implantação de um otimizador de mix para o setor agropecuário

    Vaccaro, Guilherme Luís Roehe; Rodrigues, Luís Henrique; Menezes, Felipe Morais

    Resumo em Português:

    O presente trabalho descreve uma abordagem de implantação de um otimizador de mix de produção em empresas do setor agropecuário, mais propriamente em frigoríficos. A implantação de um otimizador de mix envolve diversas áreas da organização, uma vez que esta é uma ferramenta sistêmica e que tem por objetivo gerar um plano mestre de produção orientado ao mercado, respeitando capacidades finitas agregadas e otimizando a lucratividade da empresa. O artigo discute as dimensões envolvidas na implantação de um projeto dessa natureza, bem como os principais benefícios de sua implantação.

    Resumo em Inglês:

    This paper proposes the implementation of a mix optimization tool for the beef sector, particularly for meat packing plants. The implementation of a mix optimization tool involves different areas of the organization, since this is a systemic tool for creating a market-oriented master production plan based on aggregate finite capacities, which optimizes the company's profitability. The article discusses the dimensions involved in the implementation of such a project and the main benefits resulting from it.
  • Avaliação da maturidade do processo de desenvolvimento de veículos automotivos

    Quintella, Heitor Luiz Murat de Meirelles; Rocha, Henrique Martins

    Resumo em Português:

    Neste estudo, buscou-se avaliar o nível de maturidade das organizações em seus processos de desenvolvimento de produtos, tendo como base os critérios do CMMI (Capability Maturity Model Integration). O referencial teórico utilizado foi o modelo de maturidade de capabilidade para desenvolvimento integrado de produtos e processos do SEI (Software Engineering Institute), da Carnegie Mellon University. Partindo da literatura existente sobre o assunto e de pesquisa e questionários aplicados em duas montadoras instaladas na região Sul Fluminense do País, identificou-se a existência de um processo estruturado de desenvolvimento de produtos, o qual é planejado, executado, medido e controlado e as práticas existentes são mantidas, mesmo nos momentos de crise, podendo repetir a experiência para novos projetos.

    Resumo em Inglês:

    This research purported to evaluate the level of capability maturity of organizations in their product development processes, based on the CMMI (Capability Maturity Model Integration) criteria. The theoretical reference used here was the capability maturity model for integrated product and process development of Carnegie Mellon University's Software Engineering Institute - SEI. Based on the literature about the subject and on a research questionnaire applied at two automaker plants in southern Rio de Janeiro state, Brazil, the study revealed the existence of a planned, executed, measured and controlled product development process. It was also found that the existing practices are maintained even during periods of crises and that the experience can be replicated in new projects.
  • Redes de cooperação no varejo alimentar de vizinhança: percepções dos associados

    Lima Filho, Dario de Oliveira; Maia, Fabrício Simplício; Sproesser, Renato Luiz; Moraes, Fabio; Moraes, Roberta

    Resumo em Português:

    Este trabalho tem como objetivo verificar os impactos da incorporação de empresas varejistas a uma rede de cooperação de pequenos supermercados no que tange a sua identidade e à gestão operacional, bem como as perspectivas desses associados em relação à essa aliança estratégica. Para tanto, foi conduzido um desk research e um estudo multicaso junto a três empresas supermercadistas associadas à uma rede de cooperação de Campo Grande (MS). Os resultados mostram que uma maior eficiência operacional, um melhor posicionamento coletivo das empresas e uma maior alavancagem dos negócios sobrepõem a perda de imagem (marca) das empresas individuais.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to identify how the incorporation of retailers into a cooperative network affects the individual identity of small supermarkets and what the associates' views are regarding this strategic alliance. A desk research was therefore carried out, as well as a multicase study at three associates of a cooperative food retail network in Brazil. The findings of this study indicate that the benefits of greater operational efficiency, better positioning and increased business leverage of the companies in the network compensate for the loss of their individual image (brand).
  • Abordagem de um problema médico por meio do processo de KDD com ênfase à análise exploratória dos dados

    Steiner, Maria Teresinha Arns; Soma, Nei Yoshihiro; Shimizu, Tamio; Nievola, Júlio Cesar; Steiner Neto, Pedro José

    Resumo em Português:

    A "Descoberta de Conhecimento em Bases de Dados" (Knowledge Discovery in Databases, KDD) é um processo composto de várias etapas, iniciando com a coleta de dados para o problema em pauta e finalizando com a interpretação e avaliação dos resultados obtidos. O presente trabalho objetiva mostrar a influência da análise exploratória dos dados no desempenho das técnicas de Mineração de Dados (Data Mining) quanto à classificação de novos padrões por meio da sua aplicação a um problema médico, além de comparar o desempenho delas entre si, visando obter a técnica com o maior percentual de acertos. Pelos resultados obtidos, pode-se concluir que a referida análise, se conduzida de forma adequada, pode trazer importantes melhorias nos desempenhos de quase todas as técnicas abordadas, tornando-se, assim, uma importante ferramenta para a otimização dos resultados finais. Para o problema em estudo, a técnica que envolve um modelo de Programação Linear e uma outra que envolve Redes Neurais foram as técnicas que apresentaram os menores percentuais de erros para os conjuntos de testes, apresentando capacidades de generalização satisfatórias.

    Resumo em Inglês:

    Knowledge Discovery in Databases - KDD - is a process that consists of several steps, beginning with the collection of data for the problem under analysis and ending with the interpretation and evaluation of the final results. This paper discusses the influence of exploratory data analysis on the performance of Data Mining techniques with respect to the classification of new patterns, based on its application to a medical problem, and compares the performance of these techniques in order to identify the one with the highest percentage of successes. The results of this study lead to the conclusion that, providing this analysis is done properly, it can significantly improve the performance of these techniques and serve as an important tool to optimize the end results. For the problem under study, the techniques involving a Linear Programming model and Neural Networks were the ones showing the lowest percentages of errors for the test sets, presenting good generalization capacities.
  • Avaliação multicriterial de desempenho: um estudo de caso na indústria de transporte coletivo de passageiros

    Sellitto, Miguel Afonso; Borchardt, Miriam; Pereira, Giancarlo Medeiros

    Resumo em Português:

    O objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta de estrutura multicriterial de avaliação de desempenho em organizações. O trabalho inicia descrevendo e contextualizando conceitos relativos aos sistemas de medição de desempenho em organizações. Também descreve modelos de gestão baseados nos critérios de excelência do prêmio Malcolm Baldridge e na teoria da mentalidade enxuta. A seguir propõe um método para a construção de uma estrutura flexível de avaliação de desempenho e descreve um caso de aplicação que a exemplifica: a avaliação do desempenho de aspectos da mentalidade enxuta inseridos em uma operação de transporte coletivo. Ao final discutem-se os resultados do caso, comparam-se estes com o método de avaliação vigente em duas empresas da indústria e encaminha-se a continuidade da pesquisa.

    Resumo em Inglês:

    This paper proposes a multicriterial framework for strategic performance assessment, beginning with a presentation of concepts of performance measurement, and a description of management models based on the Malcolm Baldridge Quality Award and lean thinking. A method is then outlined for building a flexible framework for performance assessment and a case study is described: an evaluation of the performance of aspects of lean thinking in an urban passenger transportation operation. The paper concludes with a discussion of the findings of the case study using the proposed method, comparing it with the evaluation method currently used by two companies in the sector under study.
  • A integração empresa cliente - operador logístico: uma análise na cadeia automotiva

    Mazzali, Leonel; Milan, Marina

    Resumo em Português:

    O trabalho identifica e analisa os mecanismos de coordenação entre operadores logísticos e empresas clientes, na cadeia automotiva, recuperando as principais abordagens sobre parcerias logísticas. Ênfase especial é dedicada ao modelo proposto por Lambert et al. (1996). A metodologia assenta-se na descrição e análise de três estudos de caso. De modo geral, a pesquisa evidenciou um elevado grau de integração entre as empresas clientes pertencentes à indústria de autopeças e os operadores logísticos. Os três casos analisados podem ser enquadrados como tipo III - parceria altamente integrada - apresentando, no entanto, diferenças entre os mecanismos de coordenação utilizados, associados ao tipo e à natureza da parceria.

    Resumo em Inglês:

    This paper identifies and analyzes the mechanisms of coordination between logistics operators and client companies in the automotive sector, covering the main approaches in logistic partnerships. Special emphasis is given to the model proposed by Lambert et al. (1996). The methodology is based on the description and analysis of three case studies. This study revealed the existence of a high degree of integration between the client companies and their logistics operators. The three cases analyzed here were identified as type III - highly integrated partnerships, albeit presenting differences among the coordination mechanisms employed, according to the type and nature of the partnership.
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