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Gragoatá, Volume: 27, Número: 59, Publicado: 2022
  • A mundanidade dos estudos pós-coloniais Apresentação

    Melo, Alfredo Cesar; Moraes, Anita Martins Rodrigues de
  • O imperativo decolonial: uma crítica poscolonial Article

    Altschul, Nadia R.

    Resumo em Português:

    RESUMO: O imperativo de decolonizar tem sido considerado urgente em várias disciplinas. Para muitas, o adversário é as abordagens pós-coloniais, apresentadas como viciadas pela colonialidade e quase totalmente desprovidas de potencial para a liberação. Este ensaio ressalta críticas ao projeto decolonial latino-americano, incluindo apreciações da decolonialidade como um conflito acadêmico de poder que leva à progressão profissional e enriquecimento dos acadêmicos e instituições do norte global, da falta de autoconsciência do emaranhamento próprio na colonialidade, e de formas de fundamentalismo intelectual e policiamento do pensamento sob premissas de virtuosismo. O ensaio conclui notando a complementariedade do projeto decolonial com a transformação, atualmente em curso, das universidades em corporações.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: The imperative to decolonize has now taken several disciplines by storm. For many, postcolonial approaches are the foil of the call to decolonize, presented as tainted by coloniality and as having a reduced to non-existent liberating potential. This essay highlights critiques of the Latin American decolonial project, including decoloniality as an academic power struggle that leads to self-progression and enrichment of Global North academics and institutions, lack of self-awareness of its own entanglements in coloniality, and forms of intellectual fundamentalism and policing of thought under claims of virtuosity. The essay closes by pointing out that the decolonial project also complements the current and ongoing corporatization of universities.
  • Comparativismos combinados e desiguais. Repensar o campo dos estudos literários africanos e pós-colonais à luz do debate sobre literatura-mundial. Notas para novos caminhos comparatistas Article

    Brugioni, Elena

    Resumo em Português:

    RESUMO: O projeto de pesquisa “Comparativismos Combinados e Desiguais. Repensar o campo dos estudos literários africanas e pós-coloniais à luz do debate sobre literatura-mundial”, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (2020/07836-0), se situa no campo dos estudos literários sobre romances africanos contemporâneos e da teoria literária pós-colonial, a serem entendidos como campos de estudos contíguos e em crescente afirmação no contexto acadêmico brasileiro e global. Com base num mapeamento dos paradigmas críticos produzidos no âmbito dos estudos pós-coloniais com particular enfoque nos recentes desdobramentos que pautam o debate sobre literatura-mundial, o projeto se debruça sobre um corpus de autores africanos contemporâneos consagrados com vista à consolidação de uma categoria crítica inédita correspondente à noção de romance africano (semi-)periférico, a ser entendida como forma literária paradigmática para o estabelecimento de um novo campo de estudo que corresponde à definição de Literaturas Africanas Comparadas. Ilustrando a pesquisa que será desenvolvida no projeto, o escopo deste artigo é definir novos caminhos comparatistas e possibilidades críticas no âmbito do campo dos estudos literários africanos e pós-coloniais.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: The project “Combined and Uneven Comparisons. Rethinking the fields of African and Postcolonial literary studies within the debate on world-literature”, funded by The São Paulo Research Foundation, FAPESP, grant number 2020/07836-0, is situated in the fields of African literary studies and postcolonial literary theory, to be addressed as two fields characterized by a significant proximity and in growing affirmation within Brazilian and global academic and critical contexts. Proposing a mapping of critical paradigms produced within the field of postcolonial studies, with particular focus on the recent developments that characterize the debate on world-literature, this project analyses a corpus of established contemporary African writers, with the aim to consolidate a new theoretical category that corresponds to the notion of (semi-)peripheral African novel. The main hypothesis is to tackle this new theoretical category as a paradigmatic literary form in order to set the basis of a new theoretical approach and also for the establishment of a possibly original field of study, identified as Comparative African Literatures. Outlining the research that will be developed within the project and the state of the art from which its main objectives have been defined, the aim of this article is to draw some new comparatist avenues and critical possibilities within the fields of postcolonial and African literary studies.
  • Literatura e desenvolvimento, por ocasião do Antropoceno Artigo

    Santos, Carolina Correia dos

    Resumo em Português:

    RESUMO: O artigo busca analisar “Literatura e subdesenvolvimento” (1970), de Antonio Candido, a partir da leitura de The Climate of History in a Planetary Age (2021), de Dipesh Chakrabarty. Nesse livro, Chakrabarty procura averiguar as motivações dos líderes anticoloniais de meados do século XX em suas buscas pelo desenvolvimento de seus países. Esse gesto analítico, segundo nossa leitura, consiste em um modo de aproximar o conhecimento sobre o Antropoceno do pensamento pós-colonial e de indicar os limites dos desejos de modernização terceiro-mundistas em tempos de crise climática. “Literatura e subdesenvolvimento”, nesse sentido, se torna um texto revelador das ambições de um dos mais importantes críticos de cultura do Brasil. Ao reivindicar a dependência nos planos literário, político e econômico, Antonio Candido expõe os anseios modernizantes de toda uma geração. Nosso intuito é fazer emergir, por meio da teoria pós-colonial, o projeto modernizador que o texto insinua, problematizando seus métodos diante do Antropoceno.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: The article aims to analyze Antonio Candido’s Literatura e subdesenvolvimento (1970) out of the reading of Dipesh Chakrabarty’s The Climate of History in a Planetary Age (2021). In his book, Chakrabarty seeks to understand the motivations of mid-20th century anticolonial leaders in their fight for local development. His analysis, according to our reading, consists of a way of bringing the Anthropocene and its problematics close to postcolonial criticism and indicating the limits of Third World desires for modernization in times of climate change. Literatura e subdesenvolvimento, in this sense, reveals the ambitions of one of the most important Brazilian cultural critics. By claiming literary, political, and economic dependence, Antonio Candido expresses the modernizing aspirations of an entire generation. Our aim is to bring out the modernizing project that the text insinuates with the aid of postcolonial theory and to question its methods in the face of the Anthropocene.
  • Demasiado humanos, mundanos e situados: universais, em língua portuguesa Artigo

    Caixeta, Maryllu de Oliveira

    Resumo em Português:

    RESUMO: Este artigo aborda três autores de língua portuguesa, procurando situá-los com base em certos questionamentos aportados por teorias do pós-colonial, e afinados com uma provocação lançada por Saramago, em um romance de 1986. Começo considerando essa provocação, no A jangada de pedra, sobre a integração de Portugal à Europa, ao Ocidente. Com base nela, faço alguns apontamentos sobre a função integradora pressuposta no nome canônico de Guimarães Rosa, que emergiu em um momento decisivo na modernização do país, articulando conceitos conflituosos, como o regional e o universal. Estudo possíveis similaridades entre o modelo canônico de Rosa e o de Mia Couto, que, tendo atuado no processo de independência de seu país, foi ativo nessa transição modernizadora. Parece-me que teorias do pós-colonial, assim como a metáfora crítica de Saramago, ajudam a pensar certos contornos desses dois modelos universais, pertencentes a literaturas de ex-colônias de Portugal. Com o fim de esboçá-los, farei algumas observações sobre o projeto editorial do Antes das Primeiras estórias (2011), uma antologia póstuma de contos do jovem Guimarães Rosa, prefaciada por Mia Couto. Considerarei possíveis transferências do modelo do primeiro ao do segundo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: This article deals with three authors of Portuguese-language literature, seeking to place them based on certain issues, typical of postcolonial theories, and in tune with a provocation launched by Saramago, in a 1986 novel. I start by considering this provocation, in A Jangada de Pedra, about the integration of Portugal into Europe, into the West. From there I make some notes on the integrating function assumed in the canonical name of Guimarães Rosa, which arises at a decisive moment in the modernization of the country, articulating conflicting things such as the regional and the universal. I study possible similarities between the canonical model of Rosa and that of Mia Couto, who, having acted in the independence process of his country, was active in this modernizing transition. It seems to me that postcolonial theories, as well as Saramago's critical metaphor, help to think certain outlines of these two universal models, belonging to the literature of the former colonies of Portugal. To outline these models, I will make some observations about the publishing project for Antes das primeiras estórias (2011), a posthumous anthology of short stories by the young Guimarães Rosa, with a prologue by Mia Couto. I will consider possible transfers from Rosa's model to Mia Couto's.
  • Mundos à parte - Museu da Revolução, de Borges Coelho, e a escrita em (e de) um mundo em mudança Article

    Miranda, Rui Gonçalves

    Resumo em Português:

    RESUMO Partindo da posição de Said acerca da mundanidade dos textos e das reflexões de Pheng Cheah sobre literatura pós-colonial como literatura-mundo (2016), o seguinte artigo empreenderá uma leitura do romance Museu da Revolução (2021), por João Paulo Borges Coelho. O posicionamento de Borges Coelho no tocante à articulação entre história, política e literatura, assim como quanto ao propósito da literatura enquanto meio de transformar o “local concreto” sem perder de vista o universal, permitirá explorar de que modo o romance aborda a “desmundialização” causada pela globalização. Ao encenar uma democratização ficcional (RANCIÈRE), Museu da Revolução inscreve novos horizontes ético-políticos enquanto “texto que tenta gerar o contexto” (BORGES COELHO), incluindo necessariamente aqueles que foram esquecidos pelas narrativas (históricas, políticas, de memória) consensuais e dominantes. Por fim, ao propor um poder transformativo de imaginação, o romance ajudará a destrinçar os modos através dos quais a “performatividade poético-literária” dos textos (DERRIDA) poderão inscrever novos horizontes ético-políticos e abrir o mundo (CHEAH), particularmente em face do cancelamento do futuro (BERARDI) implicado na ideologia neoliberal.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: This article will depart from Said’s position on the worldliness of texts and Pheng Cheah’s reflections on postcolonial literature as world literature (2016) towards a reading of João Paulo Borges Coelho’s 2021 novel Museu da Revolução. Borges Coelho’s position on the articulation between history, politics, and literature, as well as on the latter’s aim of transforming the local place without losing sight of the universal, will provide insights into the ways in which the novel confronts the wordlessness of globalization. By staging a fictional democratization (RANCIÈRE), Museu da Revolução inscribes new ethico-political horizons as a “text that strives to generate the context” (BORGES COELHO), necessarily including those that have been forgotten from consensual (historical, political, memory) narratives. Lastly, the novel’s positing of the transformative power of imagination will help flesh out the ways in which the “poetico-literary performativity” (DERRIDA) of texts can inscribe new ethico-political horizons and open up worlds (CHEAH) when faced with the neoliberalist cancellation of the future (BERARDI).
  • As Estórias dentro da História: mapeando a nação no Museu Da Revolução de João Paulo Borges Coelho Artigo

    Sousa, Sandra; Khan, Sheila

    Resumo em Português:

    RESUMO: Museu da Revolução, o mais recente romance do escritor moçambicano João Paulo Borges Coelho, oferece ao leitor uma indagação sagaz e minuciosa sobre como lidar de uma forma reparadora com o passado moçambicano na sua relação com os legados da colonialidade no tempo da experiência da pós-colonialidade europeia e africana. Acompanhando o escritor neste exercício complexo e plural de reconhecimento de outras estórias, narrativas e memórias construídas como património periférico e residual dentro de uma História maior, o presente artigo pretende articular com a mundanidade pós-colonial o emergente vigor dos estudos da pós-memória, construindo a partir deste encontro um enriquecimento humano, histórico e cívico em torno do posicionamento geracional refém de silêncios de gerações anteriores. Com precisão, a pós-memória apresenta-se, partindo da análise deste romance, como uma contribuição teórica e metodológica na sua capacidade de interagir com a ancestralidade colonial e sob a perspetiva da reparação histórica, do dever de memória de realizar o mapeamento e a desconstrução de velhas lógicas sobreviventes da colonialidade no presente pós-colonial humano global.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: Museum of the Revolution, the most recent novel by the Mozambican writer João Paulo Borges Coelho, offers the reader a shrewd and detailed question on how to deal in a thoughtful and restorative way with the Mozambican past in its relationship with the legacies of coloniality in the time of European and African post-coloniality experience. Following the writer in this plural and complex exercise of recognition of other stories, narratives and memories constructed as a peripheral and residual patrimony within a larger History, this article intends to articulate with post-colonial worldliness the emerging vigor of post-memory studies, building from this encounter a human, historical and civic enrichment around the generational positioning held hostage to the silences of previous generations. With precision, post-memory presents itself, based on the analysis of this novel, as a theoretical and methodological contribution in its ability to interact with colonial ancestry and from the perspective of historical reparation, the duty of memory to map and deconstruct old logics that survived coloniality in the global human post-colonial present.
  • Entre ficção e crítica: Abdellah Taïa leitor do orientalismo de André Gide Artigo

    Vilarino, Júnior

    Resumo em Português:

    RESUMO: Propõe-se, neste artigo, uma leitura do complexo entrelaçamento de ficção, história, crítica literária, filosofia política e interseccionalidade, urdido na metaficção “Aquele que é digno de ser amado” (2017), de Abdellah Taïa, como forma de apropriação da obra de André Gide. Debate-se a releitura culturalista, efetuada pelo romance, do orientalismo sexual efebófilo do autor francês. Discute-se a analogia política estabelecida entre suas práticas sexuais com rapazes africanos e uma trama narrativa na qual o cotidiano da relação amorosa entre dois intelectuais, um marroquino imigrante em Paris e um nativo parisiense, está imbuído de motivações orientalistas, as quais Ahmed, narrador-personagem, chamará de “neocolonialistas". Espera-se demonstrar o pensamento crítico de Taïa ao expor a complacência da crítica literária em língua francesa relativa à objetificação dos corpos e das vidas dos sujeitos árabes representados na obra gideana. Para tanto, trata-se da recepção dos estudos culturais na França, de acordo com Brisson (2018) e Smouts (2010). Apresentam-se sumariamente os pressupostos metodológicos de Said (1990,1995) sobre o orientalismo, bem como uma contextualização, na obra de Gide, de seu “turismo oriental-sexual”. Passa-se, então, à análise da “transcontextualização” irônica (Hutcheon, 1985) empreendida pela narrativa de Abdellah Taïa. Recorre-se, igualmente, ao conceito de “não-lugar” da literatura de Souza (1999), para compreender os juízos de valor acerca do texto literário na crítica cultural e nos estudos literários. Da fortuna crítica de Abdellah Taïa e André Gide, invocam-se Heyndels e Zidouh (2020); Sanson (2013) e Kopp (2019), respectivamente.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: This article proposes a reading of the complex intertwining of fiction, history, literary criticism, political philosophy and intersectionality, woven into the metafiction Aquele que é digno de ser amado (2017), by Abdellah Taïa, as a form of appropriation of André Gide’s work. The culturalist reinterpretation, carried out by the novel, of the ephebophile sexual orientalism of this French author is debated. It discusses the political analogy established between her sexual practices with African boys and a narrative plot in which the daily life of the love relationship between two intellectuals, a Moroccan immigrant in Paris and a native Parisian man, is imbued with orientalist motivations, which Ahmed, narrator-character, call neocolonialists. It is expected to demonstrate Taïa's critical thinking by exposing the complacency of literary criticism in French regarding the objectification of the bodies and lives of the Arab subjects represented in Gide's work. Therefore, it is about the reception of cultural studies in France, according to Brisson (2018) and Smouts (2010). The methodological assumptions of Said (1990, 1995) on orientalism are briefly presented, as well as a contextualization, in Gide's work, of his “oriental-sexual tourism”. We then move on to the analysis of the ironic “transcontextualization” (HUTCHEON, 1985) undertaken by Abdellah Taïa's narrative. The concept “não-lugar da literature” by Souza (1999) is also used to understand the value judgments about the literary text in cultural criticism and literary studies. From the critical fortune of Abdellah Taïa and André Gide, it refers to articles by Heyndels and Zidouh (2020); Sanson (2013) and Kopp (2019), respectively.
  • A autômata: a unheimlich no tema do duplo Artigo

    Drummond, Ana Luíza Duarte de Brito

    Resumo em Português:

    RESUMO: Partindo do mito de Medusa às discussões propostas por Sigmund Freud em “Das Unheimliche” (1919), este trabalho procura destacar a unheimlich na angústia ligada à figura da autômata. Assim, ele desperta a atenção para um tema pouco trabalhado ou mesmo ignorado pela crítica literária, especialmente aquela que se debruça sobre o tema do duplo no romance moderno, ao exibir a complexa rede de desejos e frustrações que ligará o duplo à autômata, em diversas obras modernas, num núcleo único, mortal e inquietantemente infamiliar.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: From the Medusa myth to the discussions proposed by Sigmund Freud in “Das Unheimliche” (1919), this work seeks to highlight the unheimlich in the anxiety linked to the figure of the automata. Thus, it calls attention to a topic little explored or even ignored by literary criticism, especially one that focuses on the theme of the double in the modern novel, to show the complex network of desires and frustrations that will connect the double and the automata in various modern works, in a single, deadly and disturbingly unfamiliar nucleus.
  • A abstração da inequivalência: subalternidade e escravidão Artigo

    Ruggieri, Mariana

    Resumo em Português:

    RESUMO: O texto busca explorar modos de leitura de Marx que tenham como centro a colonização, sobretudo a partir das figuras do/a subalterno/a e do/a escravizado/a. Para tanto, coloco em diálogo textos de Gayatri C. Spivak, Dipesh Chakrabarty, Sylvia Wynter, Frank B. Wilderson III, Fred Moten e Sara-Maria Sorentino. O intuito não é chegar a qualquer tipo de síntese, mas investigar os tensionamentos que essas duas figuras causam à teoria e à metodologia do filósofo alemão. Assim, alguns conceitos importantes para a teoria marxiana serão mobilizados, tais como a forma-valor e o trabalho abstrato.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: This paper aims to explore modes of reading Marx from the perspective of colonization, with particular interest in the figures of the subaltern and the slave. For this purpose, different texts, such as those written by Gayatri C. Spivak, Dipesh Chakrabarty, Sylvia Wynter, Frank B. Wilderson III, Fred Moten and Sara-Maria Sorentino, are put into dialogue. The objective is not to reach any kind of synthesis, but to investigate the tensions brought upon Marx’s theory and methodology by these two figures. To this end, some important concepts for Marxian theory are mobilized, such as the value-form and abstract labor.
  • A abordagem decolonial da crítica em Meu país é um corpo que dói Resenha

    Pinto, Lúcia Ricotta Vilela
  • Entrevista com Marcos Natali: A literatura em questão Entrevista

    Natali, Marcos; Moraes, Anita Martins Rodrigues de
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