Acessibilidade / Reportar erro

Encontros e desencontros entre a política e o mercado: uma antropologia das "trocas" no espaço do marketing político

Constata-se, neste artigo, que não há fronteiras bem definidas e rígidas entre política e mercado - pelo contrário, as articulações entre ambos são grandes. E se, por um lado, é verdade que existe uma considerável mercantilização dos interesses e das transações sociais e profissionais no campo político-eleitoral, por outro, não é menos verdade de que existe, também, uma "politização" do mercado e dos produtos e serviços oferecidos. Eventos sociais, tais como congressos de marketing político e feiras de "produtos e serviços políticos", são usados como uma porta de entrada para a análise da constelação de agentes, práticas e representações, que se articulam no marketing político e que evidenciam as tênues fronteiras entre política e mercado que permeiam esse espaço social.

eleições; marketing político; política e mercado; representação política


Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social - IFCH-UFRGS UFRGS - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Av. Bento Gonçalves, 9500 - Prédio 43321, sala 205-B, 91509-900 - Porto Alegre - RS - Brasil, Telefone (51) 3308-7165, Fax: +55 51 3308-6638 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: horizontes@ufrgs.br