Acessibilidade / Reportar erro

"Shopping" à la française: approvisionnement alimentaire et sociabilité

A autora descreve as práticas de abastecimento alimentar doméstico de habitantes de três cidades francesas, Paris, Lyon e Besançon, contrastando-as com aquelas dos moradores dos subúrbios. Ela mostra que aqueles que vivem nas áreas centrais das cidades freqüentam os pequenos estabelecimentos comerciais de gêneros alimentícios da proximidade. A análise dessas práticas revela que a dimensão social é a mais importante a ser examinada para compreender essas práticas de abastecimento, relacionadas com a sociabilidade de vizinhança. Trata-se da possibilidade de criar laços personalizados entre comerciante e cliente, e de "ser um cliente reconhecido como morador do bairro". Os estabelecimentos comerciais que "fazem" a vida do bairro para a maioria dos interlocutores das áreas centrais da cidade estudados. Existe então, ao mesmo tempo, uma sociabilidade e uma socialização em torno da atividade de abastecimento alimentar doméstico: "fazer as compras" cria o laço social.

abastecimento alimentar doméstico; centro; pequeno comércio; sociabilidade


Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social - IFCH-UFRGS UFRGS - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Av. Bento Gonçalves, 9500 - Prédio 43321, sala 205-B, 91509-900 - Porto Alegre - RS - Brasil, Telefone (51) 3308-7165, Fax: +55 51 3308-6638 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: horizontes@ufrgs.br