Acessibilidade / Reportar erro

Projeto bibliografia em história saúde pública na América Latina e Caribe

LIVROS, ARTIGOS & REDES

Projeto bibliografia em história saúde pública na América Latina e Caribe

Marília March

Tecnologista do Departamento de Arquivo e Documentação da Casa de Oswaldo Cruz

Com o propósito de trazer o foco das ciências sociais para a saúde pública, a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) convidou a Casa de Oswaldo Cruz a desenvolver o Projeto Bibliografia em História da Saúde Pública na América Latina e Caribe, por entender que esta unidade da Fiocruz possuía o perfil ideal para levar à frente uma iniciativa de tal natureza e porte.

O projeto consiste na criação, consolidação e atualização periódica de uma base bibliográfica

em formato eletrônico a ser implantada em Microisis, através da Metodologia LILACS desenvolvida pelo Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme), possibilitando buscas on-line, divulgação de trabalhos e acesso via Internet.

A criação de uma Bibliografia em História da Saúde Pública na América Latina e Caribe se justifica pela constatação, por parte da equipe da Opas, de que grande parte dos inúmeros trabalhos produzidos nessa área permanecem desconhecidos (literatura 'gris', especialmente dissertações e teses), bem como pelo fato de que nenhuma das bases de dados e bibliografias existentes em áreas relacionadas trata sistematicamente do tema em questão.

Os objetivos básicos do projeto consistem em fortalecer e aprofundar esse campo de pesquisa, reduzir seu custo e o tempo despendido (difusão eletrônica x difusão impressa) e estimular a disseminação seletiva da informação.

Uma vez que reunirá informações sobre a produção científica nessa área, aumentando, portanto, sua visibilidade e possibilitando o acesso a fontes e bases de dados não disponíveis internacionalmente, a bibliografia se estabelecerá como um meio de superar a fragmentação ora existente, fornecendo suporte para a identificação de desafios, bem como para a formulação de novas linhas de pesquisa ou enfoques particulares.

A implantação do projeto viabilizará, assim, uma otimização da qualidade dos estudos sobre o tema, permitindo análises comparativas mais sofisticadas e fornecendo subsídios ao planejamento governamental no tocante à elaboração de estratégias e políticas de saúde na região.

O projeto, sob a coordenação do Setor de Biblioteca do Departamento de Arquivo e Documentação da Casa de Oswaldo Cruz, contará com a orientação técnica da Bireme e com a participação de pesquisadores em seu refinamento.

Em sua fase inicial, a bibliografia abrangerá documentos secundários — livros, artigos, dissertações, teses, monografias, relatórios e trabalhos não indexados internacionalmente —, produzidos a partir de 1960, escritos em português, espanhol, inglês ou francês. No que se refere à abrangência geográfica, serão considerados os trabalhos produzidos sobre a história da saúde pública dos países da América Latina e Caribe. O escopo conceituai da base encontra-se em processo de definição, com o apoio de dois consultores do Departamento de Pesquisa da Casa de Oswaldo Cruz, visando o estabelecimento de critérios para seleção temática.

A recuperação da informação poderá ser feita por país, autor, título do trabalho ou do periódico, instituição, abrangência temporal, data de publicação e assunto em três idiomas (português, espanhol ou inglês).

Considerando o porte do projeto e prevendo sua repercussão junto à comunidade científica internacional, torna-se possível vislumbrar um processo de reformulação e ampliação de sua estrutura decorrente de seu próprio desenvolvimento. O novo modelo teria como ponto de partida a busca de parcerias para a criação de uma rede de centros sub-regionais cooperantes responsáveis pela coleta, processamento e distribuição da informação pertinente a uma determinada área, sob a coordenação de um centro regional.

Esta iniciativa descentralizaria os procedimentos de manutenção da base, garantindo-lhe maior qualidade no que se refere à cobertura da literatura pertinente nas diversas regiões e caracterizando-a como uma ação cooperativa entre instituições e profissionais de história e saúde nos países da América Latina e Caribe.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    25 Jul 2006
  • Data do Fascículo
    Fev 1996
Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz Av. Brasil, 4365, 21040-900 , Tel: +55 (21) 3865-2208/2195/2196 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: hscience@fiocruz.br