Acessibilidade / Reportar erro
História, Ciências, Saúde-Manguinhos, Volume: 16, Número: 4, Publicado: 2009
  • Carta do editor Carta Do Editor

    Benchimol, Jaime L.
  • A Ilustração luso-brasileira e a circulação dos saberes escravistas caribenhos: a montagem da cafeicultura brasileira em perspectiva comparada Análise

    Marquese, Rafael de Bivar

    Resumo em Português:

    A geração dos ilustrados luso-brasileiros encarou a agricultura escravista caribenha como o modelo a ser emulado na América portuguesa. Para tanto, traduziram e publicaram, na virada do século XVIII para o XIX, alguns textos elaborados nas Antilhas. Nesse escopo reformista, a cafeicultura ocupou lugar de destaque. Para compreender o papel desses saberes na montagem da cafeicultura brasileira, comparam-se os casos de Brasil e Cuba. Pretende-se demonstrar que, na colônia espanhola, implantou-se de fato a planta produtiva cafeeira de Santo Domingo, e no Brasil, criou-se uma planta, lastreada em novos padrões de gestão agrícola fundados em saberes locais.

    Resumo em Inglês:

    The generation of enlightened Luso-Brazilians saw Caribbean slavery agriculture as the model to be emulated in Portuguese America. To do so, at the turn of the eighteenth to the nineteenth centuries, they translated and published some texts originally elaborated in the Antilles. In this reformist environment, the coffee culture occupied a place of prominence. To understand the role of this knowledge in establishing the Brazilian coffee culture, the Brazilian case is compared with the Cuban. The intent is to demonstrate that in the Spanish colony, the productive coffee plan of Santo Domingo was implanted, while in Brazil a plan was created, supported by new standards of agricultural management that were founded on local knowledge.
  • Uma quinta portuguesa no interior do Brasil ou A saga do ilustrado dom frei Cipriano e o jardim do antigo palácio episcopal no final do século XVIII Análise

    Maia, Moacir Rodrigo de Castro

    Resumo em Português:

    Reconstrói a trajetória do bispo dom frei Cipriano de São José e do jardim histórico que construiu em seu palácio, na cidade de Mariana (MG), no final do século XVIII e início do seguinte. A área, com pomar e outros tipos vegetais, como a maioria dos quintais das casas mineiras do período, sofreu significativa transformação e tornou-se um clássico jardim europeu. Ordenado com preocupação estética, no final do período colonial era um espaço admirável, representante do processo de encantamento da ilustrada elite metropolitana pela história natural e pelos conhecimentos de botânica. Variada documentação foi utilizada para reconstruir a trajetória dessa área verde bem como a de seu idealizador, o ilustrado dom frei Cipriano de São José.

    Resumo em Inglês:

    This is a reconstruction of the career of bishop Cipriano de São José and the historical garden he built for his palace in Mariana, Minas Gerais, in the late eighteenth and early nineteenth centuries. The grounds, which, like most of their counterparts in Minas Gerais, contained an orchard and kitchen garden, underwent a major reform to fit the mold of the classical European garden. Orderly and showing aesthetic concern, they were an admirable space at the end of the colonial period, representing as they did the enlightened metropolitan elite's growing interest in natural history and botany. A variety of documental sources were used to reconstruct the history of the grounds and the career of the person behind their design, the enlightened Dom Frei Cipriano de São José.
  • Sociologia das estatísticas: possibilidades de um novo campo de investigação Análise

    Camargo, Alexandre de Paiva Rio

    Resumo em Português:

    O artigo apresenta possibilidades de investigação descortinadas pela sociologia das estatísticas. Na dimensão da demanda, ressalta a potência para a fundamentação das tecnologias de governo envolvidas dos Estados nacionais (domínio político). Na vertente da utilização, coloca em evidência seu papel na formulação das categorias de percepção da realidade (domínio cognitivo). Na esfera da produção (domínio institucional), enfatiza a organização da atividade em diferentes temporalidades. São analisadas as tensões entre os avanços técnicos/normativos recomendados pelas associações científicas e as exigências pragmáticas da administração pública. Quer-se contribuir com breve reflexão sobre a morfologia e a cultura científica das instituições estatísticas.

    Resumo em Inglês:

    This article presents the possibilities for investigation unveiled by the sociology of statistics. Of particular importance in the area of demand is the power to provide the fundamentals used in government technologies in nation states (political domain). In terms of the use of statistics, the role in forming the categories of perceptions of reality (cognitive domain) is highlighted. Within the scope of production (institutional domain), it is important to emphasize the organization of the activity into different temporal categories. The tensions between the technical/normative advances recommended by scientific associations and the pragmatic requirements of public administration are also examined. This article seeks to provide a brief reflection on the morphology of statistical institutions and their scientific culture.
  • História e biologia: diálogos possíveis, distâncias necessárias Análise

    Duarte, Regina Horta

    Resumo em Português:

    A evolução foi muitas vezes rejeitada como teoria incompatível com uma reflexão histórica adequada. Certamente, há limites intransponíveis entre a biologia e o estudo do homem e da sociedade; entretanto, uma análise rigorosa da teoria darwinista evidencia zonas epistemológicas de contato entre a história e a biologia evolutiva. Uma perspectiva temporal vertiginosa comum às duas áreas de conhecimento delineia algumas pontes de comunicação, como a importância do acontecimento, a afirmação da criação, a rejeição da teleologia e da ideia de progresso, a complexidade de processos constituídos entre o acaso e a necessidade e a impossibilidade de realizar previsões. Essa aproximação possibilita uma abordagem transdisciplinar em face de vários desafios contemporâneos.

    Resumo em Inglês:

    Evolution has often been rejected as a theory incompatible with proper historical reflection. While there are undoubtedly insurmountable barriers between biology and the study of man and society, a rigorous analysis of Darwinist theory demonstrates epistemological areas of contact between history and evolutionary biology. The amazing temporal perspective shared by both areas of knowledge points to some bridges of communication, like the importance of the event and of creation processes, the rejection of teleology and the idea of progress, the complexity of events between chance and necessity, and the impossibility of making predictions. This affords an opportunity for a transdisciplinary approach at a moment of various contemporary challenges.
  • Eliot Freidson: progressão e condicionamentos na biografia de um intelectual Analysis

    Pereira Neto, André

    Resumo em Português:

    Eliot Freidson (1923-2005) é considerado um dos fundadores da sociologia médica. Seus críticos e admiradores no campo médico e sociológico reconhecem que sua obra é de referência internacional. Este artigo analisa a biografia intelectual de Eliot Freidson (1923-2005), enfatizando não suas ideias e sua transformação ao longo do tempo, mas sim os constrangimentos particulares de sua carreira intelectual, inscritos em um amplo contexto, com diferentes oportunidades e escolhas. Estabelece a interseção entre a trajetória singular de um intelectual e as estruturas, processos e eventos nos quais ele estava imerso e que mudou com suas ações.

    Resumo em Inglês:

    Eliot Freidson (1923-2005) is considered one of the founders of the sociology of medicine. Both his critics and admirers in the sociological and medical fields recognize his work as an international benchmark. This paper analyzes Freidson's intellectual biography without concentrating on his ideas or their transformation over the course of time. The emphasis is on the personal constraints that marked his intellectual career within a broader context, with the many different opportunities and choices. It establishes the intersection between the singular trajectory of an intellectual, and the structures, processes and events in which he was immersed and which he changed by his actions.
  • Clima, cerebro y degeneración en Cabanis

    Caponi, Sandra

    Resumo em Espanhol:

    Son analizados los argumentos defendidos por Cabanis en el Rapports du physique et du moral de l'homme, tomando como punto de partida las Memorias Octava y Novena. Estas Memorias, dedicadas a analizar las influencias del régimen y del clima, permiten leer de otro modo los argumentos utilizados por Cabanis para explicar la relación entre las características físicas y los hábitos morales de individuos y razas. Son analizadas las deudas con la historia natural, particularmente con la teoría de la degeneración de Buffon; con la tradición médica hipocrática, fundamentalmente con la teoría de los humores, y con los estudios de anatomía y patología cerebral. Finalmente, examinamos el papel que la medicina y la higiene, pensadas como ciencias humanas y morales, poseen en los proyetos de la regeneración de la especie humana.

    Resumo em Inglês:

    This analysis of the arguments defended by Cabanis in Rapports du physique et du moral de l'homme takes as its point of departure his eighth and ninth Memoirs, which focus on analyzing the influences of regime and climate. These writings afford a new reading of the arguments Cabanis used to explain the relation between the physical traits and moral habits of individuals and races. The article analyzes his debts to natural history, especially Buffon's theory of degeneration; to the Hippocratic tradition, above all the humor theory; and to studies of brain anatomy and pathology. Lastly, it examines the role that the human and moral sciences of medicine and hygiene play in the regeneration of the human species.
  • Folclore e medicina popular na Amazônia Análise

    Henrique, Márcio Couto

    Resumo em Português:

    Discute as relações entre folclore e medicina popular na Amazônia, tendo como referencial de análise o conto "Filhos do boto", de Canuto Azevedo. Aponta que os contos folclóricos estão saturados de elementos da realidade cultural e podem ser utilizados como testemunhos históricos que expressam embates entre diferentes tradições. Os registros folclóricos são fruto do diálogo muitas vezes conflituoso entre folcloristas, cientistas sociais, médicos, pajés e seus seguidores, e sua análise deve ser acompanhada de reflexão sobre as condições de sua produção. Neste caso específico, trata-se de refletir, com base no imaginário de sedução e cura em torno do boto, sobre a possibilidade de ampliar o conhecimento sobre a medicina popular praticada na Amazônia, região de forte presença da pajelança cabocla.

    Resumo em Inglês:

    This discussion of the relations between folklore and popular medicine in the Amazon takes Canuto Azevedo's story "Filhos do boto" (Children of the porpoise) as an analytical reference point. Replete with elements of cultural reality, folk tales can serve as historical testimonies expressing clashes between different traditions. Folk records are fruit of what is often a quarrelsome dialogue between folklorists, social scientists, physicians, and pajés and their followers, and their analysis should take into account the conditions under which they were produced. Based on the imaginary attached to the figure of the porpoise - a seductive creature with healing powers - the article explores how we might expand knowledge of popular medicine as practiced in the Amazon, where the shamanistic rite known as pajelança cabocla has a strong presence.
  • Educação em odontologia no Brasil: produção de conhecimento no período 1995-2006 Análise

    Casotti, Elisete; Ribeiro, Victoria Maria Brant; Gouvêa, Mônica Villela

    Resumo em Português:

    Apresenta resultados de estudo sobre a produção de conhecimento na área de educação em odontologia, no período 1995-2006, com base em 52 dissertações e vinte teses do banco da Capes. O objetivo foi mapear a produção e estabelecer interface com os movimentos de mudança em saúde e educação no país. Conclui-se que a produção é ainda incipiente, mas as temáticas são múltiplas: experiências disciplinares inovadoras, análises do impacto de novas metodologias de ensino, formação docente, currículo e perfil do egresso. O conjunto demonstra a vitalidade do campo e seu potencial na geração de sínteses em face da complexidade e amplitude da tarefa de pensar a educação de profissionais de saúde no Brasil.

    Resumo em Inglês:

    The article presents the findings of a study on the production of knowledge in dental education during 1995-2006. A corpus of 52 theses and twenty dissertations from Capes' databank were researched. The purpose was to survey production and relate it to Brazilian trends in health and education. It is concluded that while production is still incipient, a variety of themes appear: innovative disciplinary experiences, analyses of the impact of new teaching methodologies, teacher training, syllabuses, and profiles of graduates. Overall, these papers reflect the vitality of the field and its potential for arriving at syntheses, taking into account the complexity and scope of the task of reflecting on the education of healthcare professionals in Brazil.
  • O ensino da odontologia no Brasil: uma leitura com base nas recomendações e nos encontros internacionais da década de 1960 Análise

    Queiroz, Maria Goretti; Dourado, Luiz Fernandes

    Resumo em Português:

    Identificam-se as propostas para o ensino da odontologia no Brasil contidas nos anais dos três seminários sobre ensino odontológico ocorridos na década de 1960 e promovidos pela Organização Pan-americana da Saúde, e no relatório do Comitê de Expertos em Higiene Dental da Organização Mundial da Saúde. Observa-se que, no Brasil, as recomendações posteriores a essa década sobre mudanças na área revelam a tensão entre distintos atores e concepções, nem sempre compreendidos pelos profissionais da área. Conclui-se que as recomendações para o ensino da odontologia visando a sua inovação foram construídas a partir de então e se apresentam, em sua maioria, nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Odontologia.

    Resumo em Inglês:

    The study identifies the proposals regarding dental teaching in Brazil put forward in documents dating from the 1960s, to wit, the annals of the three Paho-sponsored seminars on dental teaching and a WHO Expert Committee report on dental hygiene. It can be noted that later recommendations about changes to the field in Brazil reveal tension between different actors and conceptions, not always understood by the area's professionals. It is concluded that recommendations aimed at innovations in dental teaching trace their development to this time and that most can be found in the Diretrizes Curriculares Nacionais [National Syllabus Guidelines] for undergraduate courses in dentistry.
  • Entre o ensino, a pesquisa e a assistência médica: um estudo de caso Análise

    Strauss, Francisco; Leta, Jacqueline

    Resumo em Português:

    Investiga as relações entre ensino, pesquisa e assistência médica mediante análise de documentos e relatos de nove professores do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Os resultados apontaram forte tradição da bicentenária escola médica quanto às atividades de ensino e assistência médica e mostraram que, apesar de a atividade de pesquisa preceder a inauguração do tridecenário Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, só depois de sua criação - paralelamente ao desenvolvimento da pós-graduação e ao surgimento da epidemiologia clínica - com a mudança radical da metodologia da pesquisa clínica, essa atividade acadêmica vem ganhando espaço na instituição.

    Resumo em Inglês:

    The article explores the relations between teaching, research, and health care through an analysis of documents and reports by a group of professors with the Department of Clinical Medicine at the Universidade Federal do Rio de Janeiro's School of Medicine. Findings suggest that the two-hundred year old medical school has a strong tradition in teaching and health care and that although research predated inauguration of the thirty-year-old Clementino Fraga Filho University Hospital, this academic activity has only gradually occupied a larger space within the institution following creation of the hospital, which brought a radical change in clinical research methodology, concomitant with the development of a graduate program and the emergence of clinical epidemiology.
  • Uma visão do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva Depoimento

    Pinheiro, Themis Xavier de Albuquerque

    Resumo em Português:

    Breve balanço dos vinte anos de existência do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Nesc/UFRN), comemorados em 2008. Reúne e correlaciona elementos colhidos na literatura e em arquivos, vestígios funcionais e simbólicos e a vivência da autora, partícipe dessa trajetória. Constata que o Nesc, criado no contexto do movimento sanitário, firmou-se como referência no cenário da saúde coletiva no Rio Grande do Norte, ainda que tenha caminhado num labirinto, buscando construir projetos coletivos. A experiência acumulada é ferramenta para tecer a continuidade institucional.

    Resumo em Inglês:

    This brief evaluation of the first twenty years of the Universidade Federal do Rio Grande do Norte's Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (Collective Health Studies Group; Nesc/UFRN), celebrated in 2008, gathers together and correlates elements from the literature and from archives, functional and symbolic traces, and the author's experience as a participant during this time. It is observed that Nesc, created in the context of the public health movement, earned a place as a reference on Rio Grande do Norte's collective health scene, although this entailed negotiating a maze while endeavoring to build collective projects. The accumulated experience serves as a tool for achieving institutional continuity.
  • Cientistas em ação: mais tempo e pesquisas são indispensáveis para desvendar o vírus A (H1N1) Depoimento

    Cerqueira, Roberta Cardoso; Martins, Ruth B.
  • A gripe de longe e de perto: comparações entre as pandemias de 1918 e 2009 Debate

    Alvarez, Adriana; Carbonetti, Adrián; Carrillo, Ana María; Bertolli Filho, Claudio; Souza, Christiane Maria Cruz de; Bertucci, Liane Maria; Azevedo, Nara

    Resumo em Português:

    Neste debate, historiadores latino-americanos comparam a pandemia de gripe de 1918-1919 com a que varre o continente em 2009, sobretudo as experiências de México, Argentina e Brasil. Analisam as estratégias adotadas nos dois momentos, com ênfase em isolamento, vigilância em portos e aeroportos, intervenções nas cidades. Comparam a atuação dos Estados nacionais e governos locais, a posição dos médicos e dos meios de comunicação e o comportamento das populações, especialmente no tocante ao medo e à morte. Analisam o desempenho das estruturas de assistência às populações e as medidas terapêuticas e profiláticas recomendadas por órgãos públicos de saúde, por interesses privados ligados à venda de medicamentos e pelas medicinas populares e caseiras. O debate trata, ainda, da influência que a experiência de 1918 teve sobre as avaliações da crise atual, bem como do legado que deixará para o futuro.

    Resumo em Inglês:

    In this debate, Latin American historians compare the 1918-1919 flu pandemic with the one sweeping the continent in 2009, focusing especially on the experiences in Mexico, Argentina, and Brazil. They analyze the strategies adopted on both occasions, above all isolation measures, port and airport surveillance, and urban interventions. Comparisons are drawn between the actions of federal and local governments, positions taken by doctors and the media, and people's behavior, particularly regarding fear and death. The debaters also analyze the performance of assistance structures, the treatment and prevention measures recommended by public health agencies and private groups with a vested interest in drug sales, and popular and home remedies. The debate extends to how the 1918 experience has influenced the evaluation of today's crisis and what legacy it may leave behind.
  • O gênero das travestis: corpo e sexualidade na cultura brasileira Livros & Redes

    Goldenberg, Mirian
  • Maneiras de padecer, de fruir e de (se) construir: sobre a psicodinâmica do trabalho e seu sujeito Livros & Redes

    Facchinetti, Cristiana
  • La salud bajo la perspectiva estatal durante el varguismo

    Ramacciotti, Karina Inés
  • Sociologia da saúde e da doença: novos desafios Livros & Redes

    Nunes, Everardo Duarte
  • Divulgando a evolução biológica para o grande público Livros & Redes

    Gaspar Neto, Verlan Valle
  • Protagonistas, saberes e práticas da história do parto e da maternidade no Chile Livros & Redes

    Martins, Ana Paula Vosne
Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz Av. Brasil, 4365, 21040-900 , Tel: +55 (21) 3865-2208/2195/2196 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: hscience@fiocruz.br