Acessibilidade / Reportar erro

Genealogia feminina: diálogo silencioso entre gerações

Female genealogy: silent dialogue between generations

Genealogia femenina: dialogo silencioso entre generaciones

Généalogie feminin: dialogue entre les generations

Resumos

Este artigo, desenvolvido na linha da História Cultural, adota como metodologia uma abordagem biográfico-narrativa. Discute, dentre outros conceitos, os de tradição, inovação, genealogia feminina na perspectiva de novos enfoques para a História da Educação. Considera a memória, tanto como um discurso, quanto como uma presença nos objetos e cultura material. Analisa um objeto guardado e presenteado de gerações em gerações a ser usado pelas mulheres de uma mesma família na hora do parto. Problematiza o tema da formação humana em espaços de relações familiares e em modalidades não escolarizadas e questiona o que as irmãs ensinam umas às outras, que aprendizagens ocorrem nas relações entre mulheres que são vizinhas, amigas, primas, tias, sobrinhas.

história da educação; tradição; memória


The methodology of this article, developed along the lines of Cultural History, is a biographical-narrative approach. Among other concepts, it discusses tradition, innovation, female genealogy from the perspective of new ways to focus on History of Education. It considers memory both as a discourse and as a presence in objects and material culture. An object stored and gifted from generation to generation, to be used by the women of a same family at the time of childbirth is analyzed. It problematizes tthe topic of human formation in spaces of family relations and in non-schooled modes, and asks what the sisters teach each other, what learnings occur in the relationships between women who are neighbors, friends, cousins, sisters, nieces.

history of education; tradition; memory


Este artículo, desarrollado en el contexto de la Historia Cultural, adopta como metodología una temática biográfica-narrativa. Trata los conceptos de tradición, inovación, genealogía femenina desde la perspectiva de nuevos enfoques para la Historia de la Educación. Considera a la memoria, tanto como un recurso, así como una presencia en los objetos y en la cultura material. Analiza un objeto guardado y transmitido de generaciones en generaciones, para ser usado por las mujeres de una misma familia a la hora del parto. Discute sobre el tema de la formación humana en espacios de relaciones familiares en modalidades no escolarizadas y cuestiona lo que las hermanas se enseñan unas a otras, que aprendizajes surgen en las relaciones entre mujeres que son vecinas, amigas, primas, tías, sobrinas, hijas, madres, abuelas.

historia de la educación; tradición; memoria


La méthodologie de cet article, développé le long des lignes de l'histoire culturelle, une approche biographique narrative. Parmi les autres concepts, il aborde la tradition, l'innovation, la généalogie féminine dans la perspective de nouvelles façons de se concentrer sur l'histoire de l'éducation. Il considère la mémoire à la fois comme un discours et une présence dans les objets et la culture matérielle. Analisé un objet stocké et doué de génération en génération, pour être utilisé par les femmes d'une même famille au moment de l'accouchement. Il problématise tle sujet de la formation humaine dans des espaces de relations familiales et dans les modes non-scolarisés, et demande à ce que les sœurs enseignent l'autre, ce qui se produit apprentissages dans les relations entre les femmes qui sont des voisins, des amis, cousins, cousines, sœurs, nièces. Mots-clé: histoire de l'éducation, de la tradition, la mémoire.


  • ALMEIDA, Lélia. Genealogias femininas em O penhoar chinês de Rachel Jardim. Especulo, Revista de Estúdios Literários, Madrid, 2003, p. 1-22. Disponível em <http://www.ucm.es/info/especulo/numero24/genealog.html>. Acesso em 20 jan. 2013.
  • BEZERRA, Anna Giovanna Rocha; FIGUEIREDO, Ediliane Lopes Leite. Hiato entre gerações: a cândida neta e a desalmada avó de Gabriel García Márquez. COLÓQUIO INTERNACIONAL CIDADANIA CULTURAL: DIÁLOGOS DE GERAÇÕES, 4, 2009. Anais ... Campina Grande: UFCG, 2009, p. 1-8.
  • BORNHEIM, Gerd. O conceito de tradição. BORNHEIM, Gerd et al Cultura brasileira: tradição e contradição. Rio de Janeiro: Zahar, 1997, p. 13-30.
  • BURKE, Peter. Abertura: a nova história, seu passado e seu futuro. In: BURKE, Peter, (org.). A escrita da história: novas perspectivas. São Paulo: Unesp, 1992, p. 7-38.
  • BURKE, Peter. Cultura, tradição, educação. In: GATTI JÚNIOR, Décio; PINTASSILGO, Joaquim (orgs.). Percursos e desafios da pesquisa e do ensino de história da educação Uberlândia: Edufu, 2007, p.13-22.
  • BURKE, Peter. Hibridismo cultural São Leopoldo: Unisinos, 2003.
  • HOBSBAWN, Eric; RANGER, Terence (org.). A invenção das tradições Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.
  • THE HARPER COLLINS DICTIONARY OF RELIGION. New York, 1995.
  • IRIGARAY, Luce. A questão do outro. Labrys, Estudos feministas, n. 1-2, 2012, p. 1-12. Disponível em <http://www.unb.br/ih/his/gefem/labrys1_2/irigaray1.html>. Acesso em 3 jan., 2012.
  • LIMA, Licinio. A escola como organização educativa São Paulo: Cortez, 2001.
  • MEAD, Margaret. Cultura y compromiso: estúdio sobre la ruptura geracional. Barcelona: Gedisa, 1980.
  • THUM, Carmo. Educação, história e memória: silêncios e reinvenções pomeranas na Serra dos Tapes. São Leopoldo: Unisinos, 2009. 384f. Tese (doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
  • SUÁREZ, Daniel H. I'nvestigación educativa, memória docente y documentación narrativa de experiencias pedagógicas. In: FERREIRA, Márcia Ondina; FISCHER, Beatriz Daudt; PERES, Lúcia Maria (org.). Memórias docentes: abordagens teórico-metodológicas e experiências de investigação. São Leopoldo: Oikos; Brasília: Liberlivro, 2009, p. 15-34.
  • VIÑAO, Antonio, Sistemas educativos, culturas escolares y reformas Madrid: Morata, 2002.
  • WEIDUSCHADT, Patrícia; FISCHER, Beatriz Daudt. História oral e memória: aportes teórico-metodológicos na investigação de trajetórias docentes. In: FERREIRA, Márcia Ondina; FISCHER, Beatriz Daudt; PERES, Lúcia Maria (org.). Memórias docentes: abordagens teórico-metodológicas e experiências de investigação. São Leopoldo: Oikos; Brasília: Liberlivro, 2009, p. 66-82.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    21 Ago 2014
  • Data do Fascículo
    Set 2014

Histórico

  • Recebido
    26 Set 2013
  • Aceito
    07 Fev 2014
Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação UFRGS - Faculdade de Educação, Av. Paulo Gama, n. 110 | Sala 610, CEP: 90040-060 - Porto Alegre/RS, Tel.: (51) 33084160 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rhe.asphe@gmail.com