Acessibilidade / Reportar erro

CÁLCULO EM MATEMÁTICA: UM ASSUNTO PARA O ENSINO EM GERAL OU ESPECÍFICO PARA O ENSINO TÉCNICO

CALCULUS IN MATHEMATICS: A SUBJECT FOR TEACHING IN GENERAL OR SPECIFICALLY IN TECHNICAL EDUCATION

CÁLCULO EN LAS MATEMÁTICAS: ¿UN TEMA PARA LA ENSEÑANZA EN GENERAL O ESPECIFICO DE EDUCACIÓN TÉCNICA

CALCUL EN MATHÉMATIQUES: UN SUJET DE L'ENSEIGNEMENT EN GÉNÉRAL OU SPÉCIFIQUE A L'ÉDUCATION TECHNIQUE

Resumo

No âmbito deste texto o nosso objetivo é seguir o caminho de Cálculo Diferencial e Integral na educação geral/ensino secundário e da educação profissional/ensino técnico no Brasil. Para realizar essa tarefa traçou-se um panorama histórico do século 20, tendo como ponto de partida a Conferência Internacional sobre o Ensino de Matemática de Paris, em 1914, a legislação brasileira e os contextos políticos e econômicos que, por vezes, influenciaram a inclusão ou a extinção do Cálculo dos programas nacionais, e também acompanhar a trajetória do Cálculo na disciplina Matemática desde Escola Técnica Federal de São Paulo até sua transformação em Centro Federal de Educação Tecnológica, onde foi implantado, pela primeira vez, o ensino médio.

Palavras-chave:
disciplina matemática; história do ensino de matemática; cálculo no ensino médio; história do cálculo

Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação UFRGS - Faculdade de Educação, Av. Paulo Gama, n. 110 | Sala 610, CEP: 90040-060 - Porto Alegre/RS, Tel.: (51) 33084160 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rhe.asphe@gmail.com