Acessibilidade / Reportar erro

Estratégias editoriais e territorialização do campo pedagógico: um livro de Sampaio Dória sob a pena do editor da Biblioteca de Educação

Editorial strategies and territorialization of pedagogical field: a book by Sampaio Dória under the pen of the editor of Biblioteca de Educação

Stratégies éditoriales et territorialisation du champ pédagogique: un livre de Sampaio Dória sous la plume du éditeur de la Biblioteca de Educação

Estrategias editoriales y territorialización del campo pedagógico: un libro de Sampaio Dória bajo la pluma del editor de la Biblioteca de Educación

Resumos

Este artigo analisa a inserção do livro Educação moral e educação econômica, de autoria de Sampaio Dória, na coleção Biblioteca de Educação, organizada por Lourenço Filho para a Companhia Melhoramentos de São Paulo. O texto analisa a territorialização promovida pelos dispositivos textuais e editoriais de repartição e apresentação dos volumes da coleção. Sustenta que, ao enquadrarem Dória como pedagogista social, esses dispositivos situam-no no que o editor entendia como periferia do programa de renovação da escola brasileira que a Coleção promovia. Mostra como os temas que Lourenço Filho considerava nucleares no movimento internacional pela Escola Nova foram atribuídos a outros autores, apesar de sua recorrência na produção de Sampaio Dória.

Lourenço Filho; Pedagogia da Escola Nova; coleções; estratégias editoriais


The essay analyses the inclusion of Sampaio Dória's book Educação moral e educação econômica in the collection Biblioteca de Educação organized by Lourenço Filho for Companhia Melhoramentos de São Paulo. The text analyses the territorialisation promoted by textual and editorial devices of division and presentation of the volumes of the collection. It assumes that, on account of their classification of Dória as a social pedagogue, they locate him in a situation defined as periphery of the program of renovation of Brazilian school promoted by the collection. It shows the ways the themes that Lourenço Filho judged central in the international movement for the new school were attributed to other authors in spite of their occurrence in Dória's production.

Lourenço Filho; pedagogy of new school; collections; editorial strategies


Le texte fait l'analyse de l'inclusion du livre Educação moral e educação econômica, écrit par Sampaio Dória,dans la collection Biblioteca de Educação organisée par Lourenço Filho pour la maison d´édition Companhia Melhoramentos de São Paulo. Le texte analyse la territorialisation promue par les dispositifs textuels et éditoriaux de division et présentation des volumes de la collection. Il défend que, à cause de leur classification de Dória en tant que pédagogue social, ils le situent dans une position définie comme la périphérie du programme de rénovation de l'école brésilienne promue par la collection. Il démontre comment les thèmes jugés nucléaires par Lourenço Filho dans le mouvement international pour l'école nouvelle ont été attribués à d'autres auteurs en dépit de leur occurrence dans la production de Sampaio Dória.

Lourenço Filho; pédagogie de l'école nouvelle; collections; stratégies éditoriales


El ensayo hace el análisis de la inserción del libro Educação moral e educação econômica, escrito por Samapio Dória, en la colección Bilbioteca de Educação, organizada por Lourenço Filho para la editora Companhia Melhoramentos de São Paulo. El texto hace el análisis de la territorialización promovida por los dispositivos textuales y editoriales de partición y presentación de los volúmenes de la colección. Defiende que, por clasificar a Dória como pedagogo social, eses dispositivos lo sitúan en una posición entendida como periferia del programa de renovación de la escuela brasilera que la Colección promovía. Demuestra como los temas que Lourenço Filho juzgaba nucleares en el movimiento internacional por la escuela nueva fueron atribuidos a otros autores, a pesar de su recurrencia en la producción de Sampaio Dória.

Lourenço Filho; pedagogía de la escuela nueva; colecciones; estrategias editoriales


  • CARVALHO, Marta Maria Chagas de. A caixa de utensílios, o tratado e a biblioteca: pedagogia e práticas de leitura de professores. In: VIDAL, Diana Gonçalves; HILSDORF, Maria Lucia. (org.). Tópicos de história da educação São Paulo: Edusp, 2001, p. 137-168.
  • CARVALHO, Marta Maria Chagas de. Pedagogia da escola nova, produção da natureza infantil e controle doutrinário da escola. In: FREITAS, Marcos Cezar; KHULMANN, Moyses (org.). Os intelectuais na história da infância São Paulo: Cortez, 2002, p. 373-408.
  • CARVALHO, Marta Maria Chagas de. A escola nova no Brasil: uma perspectiva de estudo. In: Educação em Questão, Natal, v. 21, n. 7, 2004, p. 90-98.
  • CARVALHO, Marta Maria Chagas de. Livros e revistas para professores: configuração material do impresso e circulação internacional de modelos pedagógicos. In: Pintassilgo, Joaquim; Freitas Marcos Cezar; Mogarro, Maria João; Carvalho, Marta Maria Chagas de. (orgs.). História da escola em Portugal e no Brasil: circulação e apropriação de modelos culturais. Lisboa: Edições Colibri/ Centro de Investigação em Educação da Faculdade de Ciências da Universidade Lisboa, 2006a, p. 141-175.
  • CARVALHO, Marta Maria Chagas de. Quando a historia da educacão é a história da disciplina e da higienizacão das pessoas. In: FREITAS, M. C. (org.). História social da Infância no Brasil São Paulo: Cortez, 2006b, p. 291-310.
  • CARVALHO, Marta Maria Chagas de; TOLEDO, Maria Rita de Almeida. A coleção como estratégia editorial de difusão de modelos pedagógicos: o caso da Biblioteca de Educação, organizada por Lourenço Filho. CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 3, Curitiba. Anais ... Curitiba: SBHE, 2003.
  • CARVALHO, Marta Maria Chagas de; TOLEDO, Maria Rita de Almeida. A Biblioteca da Educação de Lourenço Filho: uma coleção a serviço de um projeto de inovação pedagógica. Quaestio Sorocaba: Uniso, 2006, v. 8, p. 47-63.
  • CARVALHO, Marta Maria Chagas de; TOLEDO, Maria Rita de Almeida. Os sentidos da forma: análise material das coleções de Lourenço Filho e Fernando de Azevedo. In: TABORDA, Marcos. Cinco estudos em história e historiografia da educação Belo Horizonte: Autêntica, 2007, p. 89-110.
  • CHARTIER, Roger. El mundo como representación: estudios sobre historia cultural. Barcelona: Gedisa, 1996.
  • CHARTIER, Roger. A ordem dos livros: leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os séculos 14 e 18. Brasília: UNB, 1994.
  • CHARTIER, Roger. Pluma de ganso, libro de letras, ojo viajero México: Universidad Iberoamericana, 1997.
  • DÓRIA, Antonio de Sampaio. Princípios de pedagogia. São Paulo: Pocai-Weiss & C., 1914.
  • DÓRIA, Antonio de Sampaio. Ensaios. São Paulo: Pocai-Weiss & C., 1915.
  • DÓRIA, Antonio de Sampaio. Instrução pelo estado. São Paulo: Off. Graph. Monteiro Lobato & Co., 1922.
  • DÓRIA, Antonio de Sampaio. A questão social. São Paulo: Off. Graph. Monteiro Lobato & C., 1922.
  • DÓRIA, Antonio de Sampaio. Questões de ensino. São Paulo: Off. Graph. Monteiro Lobato & Co., 1923.
  • DÓRIA, Antonio de Sampaio. O espírito das democracias. São Paulo: Companhia Graphico-Editora Monteiro Lobato, 1924.
  • DÓRIA, Antonio de Sampaio. Psychologia. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1932.
  • DÓRIA, Antonio de Sampaio. Educação. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1933.
  • DÓRIA, Antonio de Sampaio. Educação moral e educação econômica: suas bases, sua aplicação nas escolas. São Paulo, Companhia Melhoramentos de São Paulo, s/d.
  • LOURENÇO FILHO, Manoel Bergstrom. Introdução ao estudo da escola nova São Paulo: Companhia Melhoramentos de S.Paulo, s/d.
  • MONARCHA, Carlos (org.). Lourenço Filho outros aspectos, mesma obra Marília: Unesp/ Mercado das Letras, 1997, p. 27-59.
  • OLIVERO, Isabelle. L' invention de la collection. Paris: Éditions de L'Imec/Éditions de la Maison des Sciences de L' Homme, 1999.
  • TAVARES, Fausto. A ordem e a medida: escola e psicologia em São Paulo (1890 a 1930). Mimeo. São Paulo: Faculdade de Educação/USP, 1996.
  • THOMPSON, Oscar. O futuro da pedagogia é científico. In: O laboratório de pedagogia experimental São Paulo: Tip. Siqueira, Nagel & Comp., 1914, p. 17-18.
  • TOLEDO, Maria Rita de Almeida. Coleção atualidades pedagógicas: do projeto político ao projeto editorial (1931-1981). São Paulo: PUCSP, 2001. 295f. Tese (doutorado em Educação). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    13 Maio 2013
  • Data do Fascículo
    Abr 2013

Histórico

  • Recebido
    13 Jun 2012
  • Aceito
    21 Set 2012
Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação UFRGS - Faculdade de Educação, Av. Paulo Gama, n. 110 | Sala 610, CEP: 90040-060 - Porto Alegre/RS, Tel.: (51) 33084160 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rhe.asphe@gmail.com