Acessibilidade / Reportar erro

MANUAL PEDAGÓGICO PARA A ESCOLA MODERNA, 1.º GRAU: RUMO À MATEMÁTICA MODERNA PARA OS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO PRIMÁRIO

MANUAL PEDAGÓGICO PARA A ESCOLA MODERNA, 1.º GRAU: HACIA LAS MATEMÁTICAS MODERNAS PARA LOS PRIMEROS AÑOS ESCOLARES

MANUAL PEDAGÓGICO PARA A ESCOLA MODERNA, 1.º GRAU: TOWARDS MODERN MATHEMATICS FOR PRIMARY SCHOOL

MANUAL PEDAGÓGICO PARA A ESCOLA MODERNA, 1.º GRAU: VERS DES MATHÉMATIQUES MODERNES POUR LES PREMIÈRES ANNÉES D'ÉCOLE

Resumo

Este texto aborda os primeiros anos de vigência do chamado Movimento da Matemática Moderna - MMM. Em específico, analisa obra de referência para formação de professores dos primeiros anos escolares, tendo por objetivo verificar as transformações decorrentes do MMM. Utilizam-se, como ferramentas teóricas de análise, estudos sobre a construção de biografias de livros didáticos nos termos tratados por Pais (2010); Valente (2008) e Choppin (2004); ancorados na perspectiva da História Cultural (CHARTIER, 1990), tendo em vista usos e apropriações desse tipo de obra. Que elementos da matemática moderna estão presentes para serem ensinados nos primeiros anos escolares contidos no Manual Pedagógico para a Escola Moderna, orientando a formação de professores que ensinam matemática? Como resposta o estudo conclui que tal obra é referencial importante para a análise de um período de transição das referências para formação de professores, incorporando de modo periférico novos conteúdos, sem alterar a organização da aritmética de período anterior ao MMM.

Palavras-chave:
livro didático; matemática; formação de professores; Movimento da Matemática Moderna; ensino primário

Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação UFRGS - Faculdade de Educação, Av. Paulo Gama, n. 110 | Sala 610, CEP: 90040-060 - Porto Alegre/RS, Tel.: (51) 33084160 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rhe.asphe@gmail.com