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Metáforas e comparações que ensinam a ensinar:a razão e a identidade da pedagogia nos manuais para professores (1873-1909)

METÁFORAS Y COMPARACIONES QUE ENSEÑAN A ENSEÑAR:LA RAZÓN Y LA IDENTIDAD DE LA PEDAGOGÍA EN LOS MANUALES PARA PROFESORES (1873-1909)

METAPHORS AND COMPARISONS THAT TEACH TO TEACH:THE REASON AND THE IDENTITY OF PEDAGOGY IN TEACHERS’ GUIDES (1873-1909)

MÉTAPHORES ET COMPARAISONS QUI ENSEIGNENT À ENSEIGNER:LA RAISON ET L'IDENTITÉ DE LA PÉDAGOGIE DANS LES MANUELS D'ENSEIGNANT (1873-1909)

Resumo

Estariam os manuais para professores mais próximos de um livro ou de um receituário? Partindo dessa pergunta, este artigo analisa cinco títulos publicados entre 1873 e 1909. Trata-se do Compêndio de pedagogia (Pontes, 1873); da Pedagogia e metodologia de C. Passalacqua (1887); das Lições de pedagogia, de V. Magalhães (1900); do Compêndio de pedagogia de D. Vellozo (1907) e do Tratado de metodologia de F. Carvalho (1909). Procuremos conhecer como são feitas as referências à pedagogia, sua razão e identidade. Nesses textos, ela aparece ora como ciência, ora como arte. Analisando as metáforas usadas para orientar os professores, é possível identificar imagens a partir das quais os saberes pedagógicos são definidos e apresentados como objetos de leitura para o magistério.

Palavras-chave:
manuais pedagógicos; pedagogia; ensinar

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