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O TRABALHO DOCENTE DURANTE A DITADURA CIVIL-MILITAR NO CHILE (1973-1990): UM OLHAR DESDE AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS

RESUMO

São apresentados os resultados de uma pesquisa de doutorado que teve como objetivo analisar a Política Pública Educacional referente ao trabalho docente construída pela Ditadura Cívico-Militar no Chile (1973-1990). Trabalhou-se com hipóteses que ressaltaram a importância que o regime concedeu aos professores por meio de normas legais e ações repressivas. Contou-se com contribuições teóricas de A. Gramsci e E. P. Thompson, as que facilitaram o trabalho de interrogação de diferentes fontes, privilegiando entre elas a legislação e os relatórios de direitos humanos. As conclusões confirmam as hipóteses propostas e agregam novos elementos que convidam a revisitar as transformações realizadas neste período sobre a atividade do corpo docente e do sistema educacional chileno em geral.

Palavras-chave:
trabalho docente; Ditadura Cívico-Militar; Chile; Políticas Públicas Educacionais

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