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ACESSÍVEL, DESENVOLVIMENTISTA E RENOVADA: AS PERSPECTIVAS SOBRE A ESCOLA PRIMÁRIA NO DISCURSO CIENTÍFICO DA REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS (1950-1971)

ACCESIBLE, DESARROLLADA Y RENOVADA: LAS PERSPECTIVAS SOBRE LA ESCUELA PRIMARIA EN EL DISCURSO CIENTÍFICO DE LA REVISTA BRASILEÑA DE ESTUDIOS PEDAGÓGICOS (1950-1971)

ACCESSIBLE, DEVELOPMENTAL AND RENEWED: THE PERSPECTIVES ON THE PRIMARY SCHOOL IN THE SCIENTIFIC SPEECH OF THE BRAZILIAN JOURNAL OF PEDAGOGICAL STUDIES (1950-1971)

ACCESSIBLE, DÉVELOPPEMENT ET RENOUVELÉ: PERSPECTIVES DE L'ÉCOLE PRIMAIRE DANS LE DISCOURS SCIENTIFIQUE DE LA REVUE BRÉSILIENNE D'ÉTUDES PÉDAGOGIQUES (1950-1971)

Resumo

O trabalho identificou os temas do debate educacional, travados no âmbito da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, entre 1950 e 1971. No discurso estatal manifesto por seus autores, descortinaram-se preocupações acerca da escola primária; os países tomados como exemplares; a influência dos órgãos internacionais; a concepção pedagógica mais apropriada aos objetivos daquela escola e as medidas políticas tomadas, tendo em vista a organização do ensino primário nacional.

Palavras-chave:
escola primária; desenvolvimentismo; escola nova; extensão do ensino; ensino de 1º grau

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