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O espírito de horror à vida educativa nos campos: a educação rural paulista nas décadas de 1930 e 1940

The spirit of horror to educational life in the country: the rural education in the state of São Paulo in the 1930s and 1940s

L'esprit d'horreur de la vie educatif aux champs: l'education rurale a são paulo dans les decennies de 1930 et 1940

El espíritu del horror a la vida educativa en el campo: la educación rural en el estado de são paulo en los años 1930 y 1940

Nas décadas de 1930 e 1940 o sistema escolar paulista se consolidou em nova organização institucional em todo o Estado. Administradores escolares, os delegados regionais do ensino, organizaram em novo patamar a educação primária neste período. No espaço urbano, os grupos escolares eram o modelo a ser seguido. Contudo, como se encontravam as escolas rurais? Apresenta-se neste trabalho a visão destes delegados de ensino sobre a situação da educação rural em São Paulo neste período. O texto aborda o conflito entre a realidade cotidiana do sistema escolar possível e o ideal almejado para a educação rural no Estado de São Paulo. Os documentos utilizados foram os relatórios destes administradores escolares, preservados no Arquivo Público do Estado de São Paulo.

escolas rurais; escolas isoladas; história da educação; ensino primário paulista


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