Acessibilidade / Reportar erro

A GRAMÁTICA DAS CRIANCINHAS: UM PROJETO INOVADOR DA EDUCADORA PORTUGUESA VIRGÍNIA GERSÃO 1 1 Este trabalho é financiado por fundos nacionais através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), no âmbito do Centro de Estudos em Letras, com a referência UID/LIN/00707/2019, Portugal.

A GRAMÁTICA DAS CRIANCINHAS: UN PROYECTO INNOVADOR DE LA EDUCADORA PORTUGUESA VIRGÍNIA GERSÃO

A GRAMÁTICA DAS CRIANCINHAS: AN INNOVATIVE PROJECT OF THE EDUCATOR VIRGÍNIA GERSÃO

A GRAMÁTICA DAS CRIANCINHAS: UN PROJET NOVATEUR DE L'ÉDUCATRICE PORTUGAISE VIRGÍNIA GERSÃO

RESUMO

No presente artigo, temos como objetivo dar a conhecer e analisar A gramática das criancinhas (1921), uma obra redigida pela então professora portuguesa Virgínia Faria Gersão (1896-1974), para o ensino da gramática nos primeiros anos escolares. A abordagem bastante original que a autora confere ao texto faz desta obra um documento de elevado interesse para a história do ensino gramatical em Portugal. Nesta investigação, é nosso objetivo levar a cabo uma análise das estratégias usadas pela autora na explicação dos conteúdos gramaticais, criadas com o propósito de facilitar a aprendizagem dos alunos. O nosso estudo permite-nos concluir que o seu pensamento pedagógico faz eco das principais correntes da época, revelando ainda pertinência na atualidade.

Palavras-chave:
Virgínia Faria Gersão; A gramática das criancinhas; ensino primário; língua materna; estratégias didáticas; ensino gramatical

Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação UFRGS - Faculdade de Educação, Av. Paulo Gama, n. 110 | Sala 610, CEP: 90040-060 - Porto Alegre/RS, Tel.: (51) 33084160 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rhe.asphe@gmail.com