Acessibilidade / Reportar erro

Régua e compasso no ensino primário?: circulação e apropriação de práticas normativas para as matérias de desenho e geometria

Regla y compás en la educación primaria?: circulación y apropiación de prácticas normativas en la materia del dibujo y geometría

Ruler and compass in elementary education?: circulation and appropriation of normative practices in the subject of drawing and geometry

Regle et compas dans l'enseignement primaire?: circulation et appropriation des pratiques normatives dans le matiere de le dessin et de la geometrie

No presente artigo discute-se o uso da régua e compasso nas matérias de Geometria e de Desenho no ensino primário do período da Primeira República. Os programas de ensino dos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Sergipe, Goiás e Rio Grande do Sul constituem fontes privilegiadas de análise. Infere-se que construções com régua e compasso podem representar práticas pedagógicas para o ensino de Geometria e de Desenho no ensino primário, para além do Estado de São Paulo, considerado como modelo.

ensino de geometria; ensino de desenho; grupos escolares; construções geométricas; régua e compasso


Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação UFRGS - Faculdade de Educação, Av. Paulo Gama, n. 110 | Sala 610, CEP: 90040-060 - Porto Alegre/RS, Tel.: (51) 33084160 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rhe.asphe@gmail.com