Acessibilidade / Reportar erro

Museu escolar: sentidos, propostas e projetos para a escola primária (séculos 19 e 20)

School museum: meanings, proposals and projects for elementary school (19th and 20th centuries)

Musée scolaire: sens, propositions et projets pour l'école primaire (19ème et 20ème siècles)

Museo escolar: sentidos, propuestas y proyectos para la escuela primaria (siglos 19 y 20)

O presente artigo tem como objeto de estudo os museus escolares introduzidos em escolas brasileiras no final do século 19 e ao longo do século 20. Sua motivação partiu da constatação que existiram diversas propostas, formas de operacionalizar e diferentes objetos nomeados museus escolares. Buscamos, a partir disso, identificar diferenças em impressos pedagógicos e na legislação do ensino, privilegiando o Estado de Santa Catarina como contexto de referência para mobilizar o segundo tipo documental. Como resultado, chegamos a seis acepções que assumem formatos distintos, embora visem ao mesmo objetivo: tornar os meios de ensino mais concretos. Apresentar tais acepções é o objetivo principal deste artigo, que se insere na discussão acerca dos materiais de ensino e de sua introdução na escola.

museu escolar; museu pedagógico; objetos escolares; espaço escolar


Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação UFRGS - Faculdade de Educação, Av. Paulo Gama, n. 110 | Sala 610, CEP: 90040-060 - Porto Alegre/RS, Tel.: (51) 33084160 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rhe.asphe@gmail.com