Acessibilidade / Reportar erro

O PROFESSOR AMARO CAVALCANTI E A IMPRENSA DO CEARÁ: UMA LEITURA DO INTELECTUAL NO IMPÉRIO BRASILEIRO 1 1 Parte deste estudo foi apresentada em uma mesa-coordenada no VIII Congresso Brasileiro de História da Educação (CBHE) de Maringá/PR, de 29 de junho a 2 de julho de 2015. 2 2 Teve apoio do Pibic/CNPq.

EL PROFESOR AMARO CAVALCANTI Y UNA PRENSA DEL CEARÁ: UNA LECTURA DEL INTELECTUAL EN EL IMPERIO BRASILEÑO

THE TEACHER AMARO CAVALCANTI AND A CEARÁ PRESS: A READING OF THE INTELLECTUAL IN THE BRAZILIAN EMPIRE

L'ENSEIGNANT AMARO CAVALCANTI ET LA PRESSE DE CEARÁ: UNE LECTURE DE L'INTELLECTUELLE DANS L'EMPIRE BRÉSILIEN

RESUMO

Este estudo tem como objetivo analisar o processo de construção da figura de Amaro Cavalcanti, professor de Latim e advogado provisionado, na cidade de Baturité, como intelectual no final do século XIX, por meio de suas ações e discursos sobre ele publicados na imprensa do Ceará, mais especificamente no periódico Cearense. Para esse propósito, buscamos identificar o seu relatório sobre o sistema de ensino dos Estados Unidos da América e da proposta de reforma para a província do Ceará, as mudanças de funções e cargos altos na cena pública. Identificar o itinerário de Amaro Cavalcanti nos periódicos possibilita compreender a sua rede de sociabilidade e suas ações no campo da instrução, de modo que a imprensa se configura como um instrumento de construção e legitimação do intelectual e, ao mesmo tempo, meio de divulgação do fenômeno da instrução pública na província do Ceará.

Palavras-chave:
intelectual; instrução; imprensa; Império

Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação UFRGS - Faculdade de Educação, Av. Paulo Gama, n. 110 | Sala 610, CEP: 90040-060 - Porto Alegre/RS, Tel.: (51) 33084160 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rhe.asphe@gmail.com