Acessibilidade / Reportar erro

ORIENTAÇÕES SOBRE O ensino da escrita Na Revista do Ensino/RS: repercussões da obra de Orminda Marques (1930-1960)1 1 Pesquisa desenvolvida no âmbito do curso de mestrado em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul com recursos financeiros da Capes. A primeira versão foi apresentada na 36ª reunião nacional da Anped, realizada em Goiânia/GO, entre os dias 29 de setembro e 2 de outubro de 2013.

ORIENTATIONS ON THE TEACHING OF WRITING IN THE REVISTA DO ENSINO/RS: REPERCUSSIONS OF THE WORK OF ORMINDA MARQUES (1930-1960)

ORIENTACIONES SOBRE LA ENSEÑANZA DE LA ESCRITURA EN LA REVISTA DO ENSINO/RS: REPERCUSIONES DEL TRABAJO DE ORMINDA MARQUES (1930-1960)

ORIENTATIONS SUR L'ENSEIGNEMENT DE L'ÉCRITURE DANS LA REVISTA DO ENSINO/RS: REPERCUSSIONS DE L'OEUVRE DE ORMINDA MARQUES (1930-1960)

Pelo texto objetiva-se problematizar em que medida a obra de Orminda Marques, tomada como um marco histórico do ensino da escrita no Brasil e como instrumento de divulgação dos preceitos da Escola Nova no país, persistiu, por mais de três décadas após sua publicação, como referência para a formação de professores. Tomando como principal documento o livro A escrita na escola primária (1936), de autoria da educadora, são analisados artigos sobre o ensino da escrita publicados na Revista do Ensino/RS que fazem referência à obra. Compreende-se que as aproximações identificadas consistem em repercussões da obra da autora no tempo a partir da reflexão sobre os conceitos de produção, circulação e apropriação do texto, propostos pelo historiador francês Roger Chartier.

história da educação; ensino da escrita; Orminda Marques; formação de professores; Revista do Ensino/RS


Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação UFRGS - Faculdade de Educação, Av. Paulo Gama, n. 110 | Sala 610, CEP: 90040-060 - Porto Alegre/RS, Tel.: (51) 33084160 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rhe.asphe@gmail.com