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Educação ambiental no Parque Estadual das Fontes do Ipiranga (São Paulo, SP, Brasil): um panorama sobre os programas educativos e sua relação com a Unidade de Conservação1 1 . Parte da Dissertação de Mestrado do Primeiro Autor

Environmental education in the Parque Estadual das Fontes do Ipiranga (São Paulo, SP, Brazil): an overview of educational programs and their relationship with the protected area

RESUMO

Esta pesquisa buscou compreender como são elaboradas e realizadas as atividades educativas nas instituições do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga (PEFI) que recebem visitantes, analisá-las sob a ótica do Plano de Manejo e trazer sugestões para um programa de educação ambiental unificado para o PEFI. Em uma abordagem qualitativa, foram realizadas entrevistas com as responsáveis pelos programas educativos das instituições do PEFI. As atividades educativas analisadas são desenvolvidas independentemente por cada instituição e focam em suas/seus visitantes. O PEFI não é a principal temática em praticamente nenhuma atividade, sendo mais abordado em um museu no Jardim Botânico de São Paulo e em um espaço educador no Zoológico de São Paulo. Percebemos a necessidade de se construir um programa educativo para o PEFI. Sugerimos que esta construção seja realizada sob uma perspectiva dialógica, envolvendo os grupos relacionados ao PEFI e considerando sua realidade, bem como a população de seu entorno.

Palavras-chave:
atividades educativas; participação; plano de manejo; Unidade de Conservação

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