Acessibilidade / Reportar erro

O Estágio de Docência na formação dos pós-graduandos do Instituto de Botânica, SP, Brasil

The Teaching Internship in the training of graduate students of the Instituto de Botânica, São Paulo State, Brazil

RESUMO

O Estágio de Docência (ED) é entendido como um componente curricular promotor da inter-relação entre teoria e prática pedagógica, capaz de aproximar o pós-graduando das atividades de ensino. Nesse contexto, os objetivos desse estudo foram: 1) avaliar a percepção dos discentes sobre as contribuições do ED desenvolvido pelo Programa de Pós-graduação em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente do Instituto de Botânica (PPGIBt) para o exercício da docência no ensino superior; 2) investigar a percepção dos docentes do PPGIBt sobre a importância dos componentes relacionados à prática pedagógica na formação dos pós-graduandos. Questionários eletrônicos foram respondidos por 21 discentes (matriculados no ED entre 2010-2015) e 18 docentes do PPGIBt. Embora os grupos investigados citem que o PPGIBt valoriza a pesquisa em relação ao ensino da prática docente, existe o reconhecimento da importância do componente docência para a formação e atuação profissional no ensino de nível superior. Embora solicitações e sugestões de aprimoramento do ED no PPGIBt tenham sido levantadas, em termos gerais, esse modelo parece ser produtivo para a construção coletiva da prática docente no ensino superior e tem suscitado reflexões sobre a futura atuação profissional e a contribuição social da pesquisa que cada discente desenvolve.

Palavras-chave:
aprendizagem docente; cientistas; ensino superior; formação de professores; pós-graduação

Instituto de Pesquisas Ambientais Av. Miguel Stefano, 3687 , 04301-902 São Paulo – SP / Brasil, Tel.: 55 11 5067-6057, Fax; 55 11 5073-3678 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: hoehneaibt@gmail.com