Acessibilidade / Reportar erro

Germinação e desenvolvimento inicial de espécies florestais sob a ação da catequina, presente nas sementes de Sesbania virgata (Cav.) Pers. (Fabaceae)

RESUMO

Sesbania virgata é um arbusto que ocorre em matas ciliares, principalmente no Cerrado e Mata Atlântica. É considerada superdominante devido ao rapido crescimento e alta cobertura do solo. Suas sementes liberam aleloquímicos durante a embebição, afetando germinação e crescimento inicial de outras espécies. O objetivo desse estudo foi avaliar o efeito fitotóxico de compostos encontrados em sementes de S. virgata, em espécies co-ocorrentes de diferentes estágios sucessionais. As espécies foram co-germinadas com sementes de S. virgata e irrigadas com extratos de tegumento de S. virgata, em laboratório, casa de vegetação e campo. Foram avaliados a taxa de germinação, a velocidade de germinação, o índice de velocidade de germinação e o desenvolvimento inicial das espécies. Fitoquímicos liberados pelas sementes de S. virgata não inibiram a germinação das espécies co-ocorrentes no campo, mas reduziram significativamente o desenvolvimento inicial destas. Os resultados sugerem que a resistência a aleloquímicos não está ligada ao estágio sucessional de uma espécie, mas é determinada por características específicas que garantem a capacidade de tolerar as fitotoxinas liberadas pelas sementes de S. virgata. Além disso, os resultados também sugerem que catequina e outros compostos encontrados nas sementes podem garantir o potencial inibitório de S. virgata.

Plavras-chave:
alelopatia; estabelecimento vegetal; estagios sucessionais; espécie superdominante

Instituto de Pesquisas Ambientais Av. Miguel Stefano, 3687 , 04301-902 São Paulo – SP / Brasil, Tel.: 55 11 5067-6057, Fax; 55 11 5073-3678 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: hoehneaibt@gmail.com