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Instâncias intersetoriais de gestão: movimentos para a reorientação da formação na Saúde * * Este artigo é resultado do Projeto “Ensino na Saúde: caminhos para a superação dos desafios na formação profissional para o SUS”, financiado pela Capes, Edital 024/2010 – Pró-Ensino na Saúde (AUXPE nº 2042/2010)

Instancias intersectoriales de gestión: movimientos para la reorientación de la formación en Salud

Este é um estudo de caso, de abordagem qualitativa, cujo objetivo foi compreender como os fóruns gestores – Comitê Gestor Local e Comissão Coordenadora Geral – do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde), desenvolvido em Chapecó, Santa Catarina, contribuíram com a mobilização da integração ensino-serviço no contexto municipal. As informações foram produzidas mediante observação direta de reuniões das instâncias intersetoriais e entrevistas com membros do quadrilátero da formação em Saúde das referidas instâncias, entre 2012-2013. O tratamento destas ancorou-se na proposta operativa para análise de dados qualitativos. Os resultados distinguem a importância do reconhecimento dos papéis de cada segmento. Apesar dos conflitos, os espaços de encontro dos sujeitos intersetoriais são importantes iniciativas de integração ensino-serviço, sobretudo como possibilidade de transformá-los e contribuir para reorientar as práticas e a formação na Saúde.

Sistema Único de Saúde; Política de educação superior; Gestão em saúde; Serviços de integração docente-assistencial


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