Acessibilidade / Reportar erro

Modelo de uso da tecnologia de informação no suporte ao processo de ensino-aprendizagem baseado em problemas no curso médico: desenvolvimento e avaliação

Model of the use of information technology in providing support for the process of problem-based teaching/learning in medical school: development and evaluation

TESES

Modelo de uso da tecnologia de informação no suporte ao processo de ensino-aprendizagem baseado em problemas no curso médico: desenvolvimento e avaliação

Model of the use of information technology in providing support for the process of problem-based teaching/learning in medical school: development and evaluation

Paulo Marcondes Carvalho Jr.

Tese de Doutorado, 2002. Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação, Universidade de Campinas - UNICAMP <paulo@famema.br>

Palavras-chave: Aprendizado baseado em problemas; tecnologia da informação.

Keywords: Problem-based learning; information technology.

Palabras clave: Aprendizaje basado en problemas; tecnología de la información.

No contexto das práticas de ensino-aprendizagem, a metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL - Problem-Based Learning) pressupõe um processo centrado no estudante, no qual este seja capaz de aprender por toda vida e trabalhar em grupos a partir de problemas reais. Para seu desenvolvimento o uso da Informática em Saúde é fundamental. O objetivo desta pesquisa foi construir um modelo de uso da tecnologia de informação para o ensino médico e para a busca e recuperação de informações, sobretudo as disponíveis na internet. Os resultados da pesquisa mostraram que os estudantes já iniciam o curso com noções de informática. Na segunda série, passam a utilizá-la com maior freqüência do que no ano anterior para buscar informações, trabalho auxiliado pelo treinamento de informática oferecido pela Faculdade. O método de avaliação dos estudantes quanto à incorporação da informática no cotidiano do trabalhos permitiu identificar pontos que devem ser re-trabalhados e mostrou que, de maneira geral, a utilização da tecnologia nas tarefas solicitadas passou de 31% para 52,4%. O curso e os instrutores foram positivamente avaliados e o modelo proposto atingiu o objetivo, mostrando-se ferramenta eficiente para os estudantes na utilização dos recursos computacionais e da internet na busca e recuperação de informações em um curso que utiliza a metodologia de PBL.

Recebido para publicação em: 17/10/02

Aprovado para publicação em: 20/11/02

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    17 Fev 2009
  • Data do Fascículo
    Fev 2003
UNESP Distrito de Rubião Jr, s/nº, 18618-000 Campus da UNESP- Botucatu - SP - Brasil, Caixa Postal 592, Tel.: (55 14) 3880-1927 - Botucatu - SP - Brazil
E-mail: intface@fmb.unesp.br