A implantação, em 1984, do Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher, ao incorporar a questão da identidade feminina - procurando ver a mulher em relação ao seu corpo e à sua sexualidade e de que forma estas representações se relacionavam com o significado social da maternidade - tornou fundamental repensar a prática dos serviços de saúde realizada até então. Com o objetivo de auxiliar a atuação educativa dos profissionais de saúde, foi elaborado, na época, um instrumento pedagógico: a Boneca Gertrudes. Esta pesquisa, realizada nos anos de 1995 e 1996, verificou a abrangência deste instrumento pedagógico, considerando sua diversidade de usos nas práticas educativas em saúde e, principalmente, se esta abrangência de usos deve-se ao recurso pedagógico constituinte da Boneca Gertrudes: expressão da metodologia dialógica e concretização do corpo feminino. A investigação pretende contribuir para a discussão da elaboração de novos recursos facilitadores para o trabalho educativo em saúde, que abordem questões de gênero.
educação em Saúde; gênero e sexualidade; saúde da mulher