Acessibilidade / Reportar erro

Mudanças históricas na rede intersetorial de serviços voltados à violência contra a mulher – São Paulo, Brasil * * Este artigo resulta da pesquisa de pós-doutorado “Atenção Primária à Saúde e Rede Intersetorial: avaliação de modelo de intervenção para aprimoramento da resposta dos serviços à violência contra a mulher em São Paulo, que corresponde à parte de uma pesquisa maior do braço brasileiro em “Improving the primary health care response to violence against women in low and middle income countries”, coordenada pela University of Bristol e pela London School of Hygiene and Tropical Medicine, em parceria com o Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, sob financiamento de Medical Research Council of the United Kingdom.

Historical changes in the intersectoral network of services targeted at violence against women – São Paulo, Brazil

Cambios históricos en la red intersectorial de servicios enfocados en la violencia contra la mujer – São Paulo, Brasil

A violência contra a mulher ganhou espaço impulsionado, na agenda política, pelo movimento de mulheres com diversas políticas públicas voltadas para a assistência às mulheres. Analisam-se resultados de uma pesquisa no município de São Paulo, Brasil, com profissionais da rede de serviços intersetoriais especializados em relação às mudanças ocorridas com a Lei Maria da Penha. Os dados mostram que, apesar da ampliação dos serviços de assistência, defesa e proteção da mulher, há dificuldades para um trabalho integrado nas ações e na interação dos profissionais a fim de buscarem um projeto assistencial comum, fundamento considerado principal para atuação em rede. Conclui-se que a superação dessas dificuldades é um desafio no contexto político atual de sucateamento dos serviços e enfraquecimento das políticas públicas voltadas para os direitos das mulheres.

Violência contra a mulher; Rede intersetorial de serviços; Lei Maria da Penha


UNESP Distrito de Rubião Jr, s/nº, 18618-000 Campus da UNESP- Botucatu - SP - Brasil, Caixa Postal 592, Tel.: (55 14) 3880-1927 - Botucatu - SP - Brazil
E-mail: intface@fmb.unesp.br