Resumo:
A gestão de destinos turísticos no Brasil vem se transformando à partir do reconhecimento da necessidade de articulação entre os diferentes stakeholders do turismo atuantes em cada localidade. Neste contexto, o presente artigo tem como objetivo central apresentar uma análise do sistema gestor do turismo em Bonito, com ênfase na sua operacionalização por meio do Voucher Único e na criação de leis específicas para o turismo. Pretende também analisar se esse sistema seria aplicável para os destinos que pertencem a Rota de Integração Latino Americana - Rila. As análises foram realizadas tanto baseadas em revisões teóricas, quanto em estudos-síntese já realizados sobre o destino, com ênfase nos aspectos teóricos relacionados à competitividade e inovação dos sistemas turísticos. Os resultados apontam diretrizes importantes para gestão inovadora do destino após duas décadas desde a implantação do Voucher Único, ferramanta de controle de visitantes, criada endogenamente e responsável por organizar a exploração da atividade turística no local.
Palavras-chave:
sistema gestor; inovação; capital social; stakeholders