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Investigação dos fluxos comunicacionais no Brasil. Panorama da programação de televisão aberta no Estado de São Paulo em 2012: um estudo empírico

Resumo

Como objeto de estudo científico, toda pesquisa em Comunicação não deve ser realizada baseando-se unicamente em termos teóricos (IGARTUA, 2006IGARTUA, Juan José. Métodos cuantitativos de investigación en Comunicación. Barcelona: Bosch, 2006.), mas também na prerrogativa dos conteúdos produzidos enquanto análise ética e estética difundidos pelas indústrias culturais (FECHINE, 2008FECHINE, Yvana. Núcleo Guel Arraes: formação, influências e contribuições para uma TV de qualidade no Brasil. In: FIGUEROA, Alexandre (Org.). Guel Arraes: um inventor no audiovisual no Brasil. Recife: Cepe, 2008.). Espelho da identidade nacional, a indústria de TV tem um papel importante como uma instituição socializadora, refletindo os valores, atitudes e comportamentos da sociedade contemporânea (WOLTON, 1998WOLTON, Dominique. O elogio ao grande público. São Paulo: Atica, 1996.). Apresentamos neste artigo, uma pesquisa empírica quantitativa, a partir da técnica de análise de conteúdo da programação das emissoras abertas no Estado de São Paulo no ano de 2012. Os resultados mostram que a estrutura que compõe as grades de programação responde por si só ideologia mercadológica de cada emissor.

Palavras chave:
Televisão; Análise de conteúdo; São Paulo; Metodología; Brasil

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