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Base Nacional Comum Curricular e competências infocomunicacionais: uma análise de correlação1 1 Versão prévia do artigo foi apresentada no Lusocom - Federação Lusófona de Ciências da Comunicação, em novembro de 2018, em Maputo, Moçambique.

Base Nacional Común Curricular y competencias infocomunicacionales: un análisis de correlación

Resumo

Dentre as dez competências gerais propostas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018) para a educação básica no Brasil, pelo menos quatro mencionam a atenção para o uso de recursos ou vivências digitais, duas outras tratam mais especificamente de conteúdo e uma outra competência foca no diálogo e cooperação. O objetivo deste artigo é analisar se existe correlação entre as competências gerais previstas na BNCC e conceitos acadêmicos, nomeadamente no âmbito das competências infocomunicacionais. Como metodologia, foram realizadas revisão bibliográfica sobre os conceitos relacionados à Alfabetização Informacional (Alfin) e Midiática, Competências Infocomunicacionais e New Media Literacy; além de análise da BNCC à luz das discussões teóricas. Entre os resultados da pesquisa, evidenciou-se apropriação pela BNCC de referências teóricas atuais, tendo correlação maior com as competências em informação, que se referem à capacidade de localizar, avaliar e aplicar a informação.

Palavras-chave
Alfabetização Informacional e Midiática; Competências Infocomunicacionais; New Media Literacy; Base Nacional Comum Curricular-Brasil; Ensino Médio

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