Acessibilidade / Reportar erro

Modos de endereçamento em programas de rádio: o Jornal da Itatiaia1 1 A primeira versão deste artigo foi apresentada no 14º. Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), realizado na Unisul, Palhoça - SC, de 09 a 11 de novembro de 2016. O texto foi revisto e ampliado.

Modos de direccionamiento en programas de radio: el Jornal de Itatiaia

Resumo

O artigo discute o potencial do conceito de modo de endereçamento para analisar a maneira como programas de rádio se relacionam com a sua audiência por meio da construção de um estilo próprio. Analisou-se duas semanas (edições de 18 a 23 de julho de 2016 e de 10 a 15 de abril de 2017) do jornal da rádio Itatiaia. de Minas Gerais, a partir de algumas das principais dimensões de análise do modo como o programa se endereça ao público. Constatou-se que o papel da apresentadora, a organização de temas, a distribuição de profissionais na cobertura jornalística e a publicidade são componentes fundamentais nas estratégias de endereçamento do Jornal da Itatiaia.

Palavras-chave
Modo de endereçamento; Radiojornalismo; Interpretação de produtos radiofônicos; Jornal da Itatiaia; Jornalismo e sociedade

Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) Rua Joaquim Antunes, 705, 05415-012 São Paulo-SP Brasil, Tel. 55 11 2574-8477 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: intercom@usp.br