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Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, Volume: 37, Número: 2, Publicado: 2014
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  • Credibilidade dos meios de Comunicação: uma abordagem a partir do Modelo da Marca Credível Artigos

    Calvo-Porral, Cristina; Martínez-Fernández, Valentín-Alejandro; Juanatey-Boga, Oscar

    Resumo em Português:

    Este estudo tem como objetivo investigar, no ambiente atual dos meios de Comunicação, a relação entre o valor da marca dos meios de Comunicação a partir do foco no consumidor e sua credibilidade, aplicando-se o modelo da marca credível, a fim de avaliar como o público faz julgamentos de credibilidade sobre a mídia. Os dados coletados por meio de um questionário estruturado sobre percepções de consumidores foram analisados usando um modelo de equações estruturais. Nossos resultados sugerem a existência de uma relação positiva entre o valor da marca dos meios de comunicação e sua credibilidade, mostrando que tanto a imagem ou associações, juntamente com a lealdade, exercem a maior influência sobre o valor dos meios de Comunicação. Assim, a credibilidade dos meios de Comunicação implica numa melhoria dos processos e da própria imagem deles, bem como no desenvolvimento de novas formas de tratamento de notícias e das necessidades de informação do público.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio tiene por objetivo investigar, en el entorno actual de los medios de Comunicación, la relación entre el valor de marca de los medios de Comunicación desde el enfoque del consumidor y su credibilidad, aplicando el Modelo de Marca Creíble para analizar cómo la audiencia elabora un juicio sobre la credibilidad de los medios. Los datos recogidos mediante un cuestionario estructurado sobre las percepciones de los consumidores, se analizaron mediante un modelo de ecuaciones estructurales. Nuestros resultados sugieren la existencia de una relación positiva entre el valor de marca de los medios de Comunicación y su credibilidad, mostrando que tanto la imagen o asociaciones, juntamente com la lealtad, ejercen la mayor influencia sobre el valor de los medios de Comunicación. Por tanto, la credibilidad de los medios de Comunicación implica una mejora de los procesos y de la propia imagen de éstos, así como el desarrollo de nuevas formas de tratamiento de las noticias y de las necesidades de información de la audiencia.

    Resumo em Inglês:

    In the mass communication current environment our study aims to analyze the relation between news media customer-based brand equity and their credibility, applying the Credible Brand Model in order to assess how audience makes credibility judgments about media. Data from structured questionnaire gathering respondents' perceptions of five major media brand equity and credibility were analyzed using structural equation modeling. Our findings suggest a positive relation between media brand equity and credibility, showing that media image or associations, along with media loyalty, exert the higher influence on the value provided to the media. Thus, the mass media credibility involves improving media processes and image, as well as developing new ways of meeting the news and information needs of the audience.
  • Intelectuais em defesa da radiocultura (1920-1930) Artigos

    Coelho, Patrícia

    Resumo em Português:

    O tema deste artigo são as diferentes campanhas empreendidas pelos pioneiros da radiofonia no Brasil, na década de 1920. A investigação se baseia em pesquisa bibiográfica e documental. Utiliza fontes primárias e secundárias. O objetivo é identificar as estratégias de divulgação, o conceito de radiofonia, as disputas e as alianças que permearam o processo de implantação da radiodifusão no país. O estudo destes movimentos reivindicatórios nos permite concluir que o desenvolvimento da radiodifusão foi um processo plural, resultado da fermentação intelectual, que enxergava neste canal de Comunicação uma via para o desenvolvimento da nação.

    Resumo em Espanhol:

    El tema de este artículo son las diversas campañas emprendidas por los pioneros de la radio en Brasil en la década de 1920. El estudio se basa en la investigación documental y bibiográfica y fuentes primarias y secundarias. El objetivo es identificar estrategias para promover el concepto de la radio, los conflictos y las alianzas que impregnaba el proceso de implementación de la radiodifusión en nuestro país. El estudio de estas protestas movimientos colectivos nos permite concluir que el desarrollo de la radiodifusión fue un proceso plural, dando como resultado la efervescencia intelectual que veía la radio como un artefacto importante para el desarrollo de la nación.

    Resumo em Inglês:

    The subject of this article are the various campaigns undertaken by the pioneers of radio in Brazil in the 1920s. The investigation is based on bibliographical and documentary research. Through analysis of sources, the goal is to identify strategies for promoting the concept of radio, disputes and alliances that permeated the deployment process of broadcasting in the country. The study of these collective protests movements allows us to conclude that the development of broadcasting was a plural process, resulting intellectual ferment that saw the radio as an important Communication artifact for the development of the nation.
  • A vida em 20 Linhas: a representação da morte nas páginas da Folha de S.Paulo Artigos

    Martinez, Monica

    Resumo em Português:

    Este artigo investiga, no contexto das narrativas biográficas em Jornalismo Literário, os textos da seção de obituários do jornal Folha de S.Paulo. O corpus da pesquisa consiste nos 62 obituários publicados desde a implementação, em 30 de outubro de 2007, a 31 de dezembro do mesmo ano. Baseada no perfil biográfico do morto, esta análise busca compreender a cobertura sobre a morte a partir da ótica deste jornal paulista de circulação nacional. Os resultados sugerem um perfil prevalente do sexo masculino, com mais de 64 anos, de profissionais liberais do eixo Rio/São Paulo que contribuíram de alguma forma para suas respectivas comunidades e foram vitimados por doença cardíaca ou câncer. O falecimento de nonagenários e centenários transcende estas categorias, como se o simples fato de superar a expectativa média de vida brasileira fosse uma notícia em si.

    Resumo em Espanhol:

    Este trabajo investiga, en el contexto de las narrativas biográficas de periodismo literario, los textos de la sección necrológica del periódico brasileño Folha de S.Paulo. El corpus de investigación consta de 62 obituarios publicados desde 30 de octubre de 2007 al 31 de diciembre del mismo año. Basándose en el perfil biográfico de los muertos, este análisis busca entender la cobertura de la muerte desde la perspectiva del periódico. Los resultados sugieren perfil predominante masculino, de 64 años, los profesionales del eje Río / São Paulo que han contribuido de alguna manera a sus comunidades y fueron víctimas de enfermedades del corazón o cáncer. La muerte de nonagenarios y centenarios trasciende estas categorías, como si el simple hecho de superar el promedio de vida brasileña era motivo para ser noticia.

    Resumo em Inglês:

    This paper investigates, in the context of biographical narratives in Literary Journalism, the Brazilian newspaper Folha de S.Paulo obituary section. The research corpus consists of 62 obituaries published since its implementation on October 30, 2007 to December 31 of the same year. Based on the biographical profile of the dead, this analysis seeks to understand coverage about the death from the perspective this nationwide circulation State of São Paulo newspaper. The results suggest a prevalent male profile, over 64 years, formed by professionals from the cities of Rio/São Paulo who contributed in some way to their communities and, in most cases, were victims of heart or cancer diseases. The death of nonagenarians and centenarians transcends these categories, as if the simple fact of surpassing the Brazilian average life expectancy was a new itself.
  • Os gêneros jornalísticos do tablet e a força do costume cultural do dispositivo Artigos

    Seixas, Lia; Tourinho, Ieda; Guedes, Mariana

    Resumo em Português:

    Neste artigo, focamos no principal objetivo da pesquisa sobre gêneros jornalísticos em dispositivos móveis: compreender se e como o medium digital (DEBRAY, 1993) influencia na constituição de gêneros discursivos jornalísticos. Foram analisadas 187 composições discursivas de Globo A Mais e do Estadão Noite (hoje Estadão Light ). Analisamos quantitativa e qualitativamente os resultados de: formato, sequências (ADAM, 2006), pirâmide invertida e pirâmide deitada (CANAVILHAS, 2006), evento agendável, legítimo e legitimado (VAZ; FRANÇA, 2011), instantaneidade e periodicidade (GROTH, 2011) e noticiabilidade (WOLF, 2001). Feita esta análise comparativa, investigamos o tablet com a midiologia (MCLUHAN, 1974; DEBRAY, 1993). A nossa tese: uma das principais linhas de força do medium é o costume cultural que se adere ao dispositivo tablet, com o fortalecimento de dois gêneros originais do impresso, reportagem e coluna.

    Resumo em Espanhol:

    En este artículo, nos centramos en el objetivo principal de la investigación sobre géneros periodísticos en los dispositivos móviles: entender si y cómo el medium digitales (DEBRAY, 1993) influencia en la formación de los géneros discursivos periodísticos. Se analizaron 187 composiciones discursiva de los periódicos brasileños Globo A Mais y Estadão Noite (hoy Estadão Light ). Fueram analizados cualitativa y cuantitativamente los resultados: secuencias de formato (ADAM, 2006), la pirámide invertida e la pirámide que miente (Canavilhas, 2006), even-to planificable, legítimo y legitimado (VAZ, Francia, 2011) la inmediatez y la frecuencia (GROTH, 2011) y noticiabilidad (WOLF, 2001). Hecho este análisis comparativo, se determinó la investigación de tablet con midiologia (McLuhan, 2001; DEBRAY, 1993). Nuestra tesis: un eje fundamental del medio es la costumbre cultural que se aferra en el tablet, con el fortalecimiento de dos géneros de documentos impresos, informe y columna.

    Resumo em Inglês:

    In this article, we focus on the primary aim of the research on mobile journalistic genres: to understand whether and how the digital medium (DEBRAY, 1993) influences the discursive constitution of journalistic genres. 187 discursive compositions from O Globo and Estadão Noite (more recently called Estadão Light ) were analyzed. More specifically, we analyzed, qualitatively and quantitatively, the results of: format, sequences (ADAM, 2006), inverted pyramid, and tumbled pyramid (CANAVILHAS, 2006), schedulable, legitimate and legitimized event (VAZ; FRANÇA, 2011), immediacy and periodicity (GROTH, 2011), as well as newsworthiness (WOLF, 2001). After performing this comparative analysis, we investigated the tablet under the perspective of mediology (MCLUHAN, 2001; DEBRAY, 1993). Our thesis: one of the major lines of force of the media is the cultural habit that adheres to the tablet device, with the strengthening of two original genres of printed, namely, the story and the column.
  • Comunicação e mobilização: o movimento 'Não Foi Acidente' e a campanha em torno de um problema público no Brasil Artigos

    Terezinha, Silva

    Resumo em Português:

    A partir da abordagem de acontecimento em Quéré (1997; 2005), de problema público em Gusfield (2009) e de enquadramento em Goffman (1991), o artigo analisa a emergência e as ações do movimento Não Foi Acidente, no desenvolvimento de uma campanha, potencializada por mídias sociais, para apresentar ao Congresso Nacional um projeto de lei de iniciativa popular visando modificar o Código de Trânsito e endurecer a penalização para quem beber e dirigir. Analisa-se o conteúdo de matérias jornalísticas veiculadas em mídias eletrônicas e digitais, além de comentários postados por internautas no blog do NFA e em seu perfil no Facebook. A análise mostra como a definição da situação-problema condiciona o tratamento proposto.

    Resumo em Espanhol:

    Con base en el enfoque de acontecimiento en Quéré (1997, 2005), de problema público en Gusfield (2009) y de encuadre en Goffman (1991), se analiza el surgimiento y las acciones del movimiento No Fue un Accidente, que desarrolla una campaña, potenciada por medias sociales, para presentar al Congreso Brasileño un proyecto popular de ley destinado a modificar el Código de Tránsito y elevar la pena para los que mesclan alcohol y conducción. Analizamos el contenido de noticias periodísticas, así como comentarios publicados por los internautas en el blog del NFA y en su perfil en el Facebook. En la conclusión indicamos cómo el tratamiento propuesto es condicionado por la definición de la situación-problema.

    Resumo em Inglês:

    Based on Quéré's event approach, on Gusfield's concept of public problem and framing in Goffman, the article analyzes the emergence and actions of the It Was No Accident movement. It specifically concerns the development of a campaign, enhanced by social media, to present Brazil's national congress with a proposed law based on a popular initiative, which would modify the country's transit code and toughen sentences for those who drink and drive. It analyzes the content of journalistic articles published in electronic and digital media, as well as comments posed on the blog of the group and on its Facebook page. The analysis shows how the definition of a problem-situation conditions the proposed treatment.
  • Processos de consumo cultural e midiático: imagem dos 'Otakus', do Japão ao mundo Artigos

    Gushiken, Yuji; Hirata, Tatiane

    Resumo em Português:

    Na perspectiva teórica da Comunicação como cultura, este artigo tem como tema central a dimensão comunicacional dos processos culturais na contemporaneidade. O objetivo é narrar e discutir a imagem difundida do grupo social denominado de Otaku, carregada de ambivalência a partir de sua origem no Japão e sua inserção no imaginário midiatizado em escala mundial. No Japão, o imaginário Otaku carrega a conotação negativa de indivíduos fanáticos pelo consumo de produtos da cultura pop, de pouca tendência para a vida social e associados a comportamentos psicopatológicos e criminosos. Em países da Ásia e no Brasil, o termo Otaku passou a designar os fãs de cultura pop japonesa, mas com características de uma juventude em busca de troca de informações e de novos modos de sociabilidade na vida urbana. Na cultura mundializada, conclui-se que o imaginário Otaku se transforma na medida em que segmentos da juventude em diferentes países, a partir de suas matrizes culturais, reinventam processos de consumo de produtos da cultura pop japonesa e lhes atribuem distintos sentidos.

    Resumo em Espanhol:

    En la perspectiva teórica de la Comunicación como cultura, este artículo tiene como tema central la dimensión cultural los procesos comunicacionales en la sociedad contemporánea. El objetivo es el de narrar y analizar la imagen generalizada del grupo social denominado “Otakus”, cargado de ambivalencia desde su origen en el Japón y su inserción en el imaginario midiatizado a escala mundial. En Japón, el imaginario Otaku lleva una connotación negativa de los individuos fanáticos por el consumo de los productos de la industria del entretenimiento , poca tendencia a la vida social y que se asocia con la psicopatología y comportamientos criminales. En los países de Asia y en Brasil, el término Otaku llegó a designar los admiradores de la cultura pop japonesa, pero con las características de los jóvenes en la búsqueda de un intercambio de información y nuevas for-mas de sociabilidad en la vida urbana. En la cultura mundializada , se concluye que el imaginario Otaku transforma en la medida en que los sectores de los jóvenes en los diferentes países, a partir de sus matrices culturales, reinventan los procesos de consumo de los productos de cultura popular japonesa y darles significados diferentes.

    Resumo em Inglês:

    From the theoretical perspective regarding communication as culture, this article focuses on the communicative dimension of cultural processes in contemporary times. Its objective is to report and discuss the widespread image of the social group referred to as Otaku, which is characterized by great ambivalence resulting from its Japanese origin and its subsequent insertion into mediatized imagery on a worldwide scale. In Japan, Otaku imagery carries the negative connotation of individuals who are fanatical about the consumption of entertainment-industry products, have little inclination for social life, and are associated with psychopathological and criminal behavior. In Asia and Brazil, the term Otaku has come to designate fans of Japanese pop culture but is characterized by its reference to a youth in search of informational exchanges and new modes of social interaction within urban life. It is concluded that Otaku imagery in the mundialized culture is altered to the extent that segments of youth in different countries − as a result of their cultural matrices − reinvent the process by which Japanese pop culture is consumed, thereby assigning alternate meanings to them
  • O som do ódio: explorando o uso das letras da música hatecore como estratégia de recrutamento pelo Movimento da Força Branca Artigos

    Martinez Jr., Belio Antonio; Selepak, Andy

    Resumo em Português:

    Este estudo utiliza a “Grounded Theory” para examinar o uso de letras de músicas hatecore como uma Comunicação estratégica para difundir ideologia skinhead. Os resultados indicam que as letras retratam as minorias étnicas e religiosas, e os homossexuais como inferiores e subumanos. Os judeus, o governo e os brancos que se opõem à ideologia skinhead são descritos como parte do problema. As letras são usadas para recrutar brancos marginalizados para o movimento, definindo-os como impotentes e perdendo poder enquanto “outros” o ganham. Também os recrutam por meio de mensagens positivas de orgulho racial branco. Como acontece com outros movimentos sociais, os resultados indicam que o poder desempenha um papel central na definição do problema que enfrentam os brancos marginalizados, a causa dos problemas, e as soluções prescritas encontradas nas letras das músicas hatecore.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio utiliza “Grounded Theory” para examinar el uso de liricas de canciones hatecore como estrategia de Comunicación para difundir la ideología skinhead. Los resultados indican que las letras representan las minorías étnicas y religiosas y los homosexuales como seres inferiores y subhumanos. Los judíos, el gobierno y los blancos que se oponen a la ideología skinheadson descritos como parte del problema. Las letras son usadas para reclutar a los blancos marginalizados para el movimiento al definirles como impotentes y perdiendo influencia mientras que “otros” la adquieren. También les reclutan a través de mensajes positivos de orgullo racial blanco. Al igual que con otros movimientos sociales, resultados indican que el poder desempeña un papel central en la definición del problema que enfrentan los blancos privados de sus derechos, la causa y las soluciones prescritas en las liricas de las canciones hatecore.

    Resumo em Inglês:

    This study uses grounded theory to examine “hatecore” song lyrics used as a communication strategy to spread skinhead ideology. Results indicate that lyrics portray ethnic and religious minorities, and homosexuals as inferior and subhuman. Jews, the government and whites who oppose skinhead ideology are described as part of the problem. They are also used to recruit disenfranchised whites to the movement by defining them as disempowered and losing influence as “others” gain it as well as through positive messages of white racial pride. As with other social movements, results indicate that power plays a central role in defining the problem facing disenfranchised whites, the cause, and prescribing solutions found in hatecore song lyrics.
  • A invenção dos tweens: juventude, cultura e mídia Artigos

    Tomaz, Renata

    Resumo em Português:

    Na primeira década deste século, uma profusão de discursos midiáticos, no contexto brasileiro, celebrava a imagem de crianças sabidas que consomem "feito gente grande" e abastecem os adultos de conhecimento tecnológico. Este é o ponto de partida para investigar a criação recente dos tweens, meninos e meninas entre a infância e a adolescência, desnaturalizando essa suposta fase da vida e apresentando uma gênese desse sujeito pré-adolescente, a partir das condições de possibilidade de sua emergência, no âmbito de uma cultura juvenilizada. Com base em pesquisa bibliográfica e a partir da compreensão foucaultiana de subjetividade, o artigo sublinha argumentos que vinculam as transformações na concepção do indivíduo moderno ao surgimento de novas tecnologias de subjetivação na contemporaneidade, articulando-as aos discursos midiáticos constituintes dos tweens. Tais processos comunicacionais conferem voz às crianças, colaborando, assim, para a construção social de sua autonomia.

    Resumo em Espanhol:

    En la primera década de este siglo, una profusión de discursos mediáticos, en el contexto brasileño, celebró la imagen de niños inteligentes que consumen "como un adulto" y ofrece a las personas mayores conocimientos tecnológicos. Este es el punto de partida para investigar la reciente creación de los tweens, los niños y niñas de entre la infancia y la adolescencia, al desnaturalizar esta supuesta fase de la vida y presentar una génesis de este sujeto pre-adolescente, desde las condiciones de posibilidad de su aparición en bajo una cultura juvenilizada. Sobre la base de la comprensión de Foucault de la subjetividad, el artículo subraya los argumentos que vinculan los cambios en la concepción de lo individuo moderno y a aparición de las tecnologías de la subjetividad contemporánea, vinculándolos a los discurso mediático constituyentes de los tweens. Tales procesos de comunicación dan voz a los niños, contribuyendo así a la construcción social de la autonomía.

    Resumo em Inglês:

    During the first decade of this century, various discourses within the Brazilian context, celebrated the image of savvy children consuming "like adults" and providing adults with technological know-how. This is the starting point to investigate the recent creation of tweens, boys and girls between childhood and adolescence, by undermining this supposed phase of life and having a genesis of this subject pre-teen, stemming from the possible conditions of its emergence, all within a youth culture. Based on Foucault's understanding of subjectivity, the article underlines arguments linking the changes in the conception of the modern individual to the emergence of new technologies of subjectivity in contemporary societies, articulating them to media discourses constituting tweens. Such communication processes give voice to children, contributing thus to the social construction of their autonomy.
  • Duas gerações de nativos digitais Artigos

    Linne, Joaquín

    Resumo em Português:

    De pesquisas, entrevistas e observações na Cidade Autônoma de Buenos Aires, afirmamos que há duas gerações de nativos digitais (ND): Jovens 1.0 e 2.0. Apesar de ambas possuírem características comuns, os jovens 2.0 têm características particulares: são uma geração pós-email, muitas vezes crescendo em torno de ambientes digitais e tendem a compartilhar aspectos de intimidade em um modo online. Estas imagens e textos pessoais, que eles compartilham com o seu grupo de pares por meio de sites de redes sociais, expressam uma nova concepção de privacidade, que podemos chamar "multimidad". Além disso, dividimos o ND 2.0 de acordo com o seu nível de alfabetização digital, condicionada pelo seu ambiente tecnológico, o seu capital cultural e seus usos das TIC, com o objetivo de fornecer ferramentas analíticas para ajudar a melhorar as políticas públicas de inclusão digital.

    Resumo em Espanhol:

    A partir de encuestas, entrevistas y observaciones en la Ciudad Autónoma de Buenos Aires, afirmamos que existen dos generaciones de nativos digitales (ND): los jóvenes 1.0 y los adolescentes 2.0. Si bien ambas comparten características comunes, los 2.0 poseen rasgos propios: son una generación post-mail, suelen haberse criado alrededor de entornos digitales y manifiestan de modo online sus aspectos íntimos. Estos contenidos personales, que comparten con su grupo de pares a través de sitios de redes sociales, expresan una nueva concepción de la intimidad que podemos denominar "multimidad". A su vez, dividimos a los ND 2.0 según su nivel de alfabetización digital, condicionado por su entorno tecnológico, su capital cultural y su uso de las TIC, con el objetivo de brindar herramientas analíticas que contribuyan a mejorar las políticas públicas de inclusión digital.

    Resumo em Inglês:

    From surveys, interviews and observations in the Autonomous City of Buenos Aires, we assert that there are two generations of digital natives (ND): young people 1.0 and 2.0. Although both share common characteristics, the 2.0 has particular characteristics: they are a post-mail generation, often growing up around digital environments and they tend to share intimacy aspects in an online mode. These personal images and texts, which they share with their peer group through social networking sites, express a new conception of privacy that we can call "multimidad". Also, we divided the ND 2.0 according to their level of digital literacy, conditioned by its technological environment, its cultural capital and their uses of ICT, with the aim of providing analytical tools to help improve public policies of digital inclusion.
  • O estilo como elemento ligamentar entre stand-up comedye Literatura Artigos

    Boaventura, Luis Henrique; Freitas, Ernani Cesar de

    Resumo em Português:

    Este trabalho discute uma aproximação entre Literatura e stand-up comedy. O objetivo é investigar os traços de desfamiliarização do discurso contidos no stand-up comedy, do estilo dos seus textos e do que constitui a autoralidade de seus artistas. Vamos examinar o texto do gênero, identificar neles traços deste estilo particular e singularizante e investigar o papel do estilo na mise-en-scène desta situação de Comunicação. O marco teórico situa-se em Bakhtin (1997, 2012) e suas propostas acerca do estilo e do ato ético (filosofia do ato responsável), complementado por Charaudeau (2008, 2010a, 2010b), Maingueneau (2008, 2012) e Proença Filho (2005). A pesquisa é descritiva e bibliográfica com abordagem qualitativa. O corpus é composto por excertos de textos dos comediantes americanos Jerry Seinfeld e Mitch Hedberg. Verificamos que a habilidade de prospectar o singular no que parece ordinário por meio da linguagem liricamente refigurada, impressão do estilo distintivo do autor, constitui ligamento suficientemente forte para identificar o stand-up comedy como variante literário.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo discute un acercamiento entre la Literatura y el stand-up comedy. El objetivo es investigar las huellas de la desfamiliarización del discurso contenidas en el stand-up comedy, del estilo de sus escritos y de lo que constituye la autoralidade de sus artistas. Vamos a examinar el texto del género e identificar los restos de este estilo particular y investigar el papel del estilo en la mise-en-scène de la presente Comunicación. El marco teórico se encuentra en Bakhtin (1997, 2012) y las propuestas sobre el estilo y el acto ético (filosofía del acto responsable), complementados por Charaudeau (2008, 2010a, 2010b) Maingueneau (2008, 2012) y Proenca Filho (2005). La investigación es descriptiva y bibliográfica con un enfoque cualitativo. El corpus de investigación se compone de fragmentos de textos de cómicos estadounidenses Jerry Seinfeld y Mitch Hedberg. Hemos encontrado que la capacidad de explorar lo exótico en lo que parece ordinario a través del lenguaje reconfigurado líricamente, imprima del estilo distintivo de la autora, es ligamento suficientemente fuerte para identificar elstand-up comedycomo una variante literaria.

    Resumo em Inglês:

    This paper discusses an approach between literature and stand-up comedy. The aim is to investigate the traces of defamiliarization of the speech contained in the stand-up comedy, of the style of his writings and of what constitutes the quality of author of its artists. Let's examine the text of the genre, identify its traces of this particular and singular style and investigate the role of it in the mise-en-scène of this Communication situation. The theoretical framework lies in Bakhtin (1997; 2012) and proposals about the style and the ethical act (philosophy of responsible act), complemented by Charaudeau (2008; 2010a; 2010b) Maingueneau (2008; 2012) and Proença Filho (2005). The research is descriptive and bibliographic with qualitative approach. The corpus is composed of excerpts from texts of American comedians Jerry Seinfeld and Mitch Hedberg. We found that the ability of exploring the abnormal in what seems ordinary by the lyrically reconfigured language, impression of the author's distinctive style, makes a bond strong enough to identify the stand-up comedy as a literary variant.
  • A transposição de mitos na intertextualidade entre Cinema e Publicidade: uma análise semiológica de Pornochanchada, campanha da marca Chilli Beans Artigos

    Souza, Ildembergue Leite de; Leão, André Luiz Maranhão de Souza

    Resumo em Português:

    O caráter simbólico se tornou decisivo para o consumo atual. Nesse fenômeno, ganha relevo o papel de agentes como a Publicidade, que apela de forma destacada para a simbologia dos mitos reproduzidos em suas mensagens, geralmente, construídas com base na intertextualidade que se apropria e modifica significados importados de linguagens variadas, entre elas, o Cinema. O uso desse recurso aparece claramente em uma das campanhas da Chilli Beans, inspirada na pornochanchada. Por meio da semiologia barthesiana, este trabalho se propõe responder como a marca Chilli Beans, por meio da intertextualidade, trouxe para sua Publicidade os mitos reproduzidos na pornochanchada. Os resultados apontam o erotismo como a grande narrativa mitológica desse casamento entre Publicidade e Cinema.

    Resumo em Espanhol:

    El carácter simbólico se convirtió en decisivo para el consumo corriente. En este fenómeno, se vuelve importante el papel de agentes como la Publicidad, lo que exige un lugar destacado el simbolismo de los mitos reproducidos en sus mensajes, por lo general, construidas sobre la intertextualidad que se apropia y modifica significados importados de variadas lenguajes, entre ellos el cine. El uso de este recurso aparece claramente en una campaña de Chilli Beans, inspirada en la pornochanchada. A través de la semiología de Roland Barthes, este papel se esfuerza para responder como la marca Chilli Beans, a través de la intertextualidad, señalan a su Publicidad, los mitos reproducidos en la pornochanchada. Los resultados muestran el erotismo como el gran relato mitológico de este matrimonio entre la publicidad y el cine.

    Resumo em Inglês:

    The symbolic character became decisive for current consumption. In this phenomenon, becomes important the role of agents such as advertising, which prominently calls for the symbolism of myths played in their messages, usually built on intertextuality that appropriates and modifies meanings imported from various languages, among them the Cinema. This feature appears clearly in a campaign of Chilli Beans, inspired in pornochanchada. Through barthesian semiology, this paper endeavors to answer how the brand Chilli Beans, through intertextuality, brought to its advertising the myths played in pornochanchada? The results show eroticism as the great mythological narrative in this marriage between advertising and Cinema.
  • A personagem adolescente como protagonista em quatro filmes brasileiros contemporâneos Artigos

    Cardoso, João Batista Freitas; Santos, Roberto Elísio dos; Vargas, Herom

    Resumo em Português:

    Com o objetivo de estudar a representação do adolescente no Cinema brasileiro em quatro filmes recentes, esta pesquisa teve como base a análise de conteúdo de viés qualitativo para realizar a análise dos signos visuais e sonoros. Após histórico da presença do jovem na tela, são feitas análises sobre as temáticas, a direção de arte e a trilha sonora nos filmes Antes que o mundo acabe (Ana Luiza Azevedo, 2009), Sonhos roubados (Sandra Werneck, 2009), Os famosos e os duendes da morte (Esmir Filho, 2009) e As melhores coisas do mundo (Laís Bodanzky, 2010). Nesses filmes, as diferenças regionais e sociais possibilitam perceber uma rica pluralidade de representações da juventude brasileira.

    Resumo em Espanhol:

    Con el objetivo de estudiar la representación de los adolescentes en el cine brasileño en cuatro películas recientes, esta investigación se basó en el análisis de contenido con un sesgo cualitativo para realizar el análisis de los signos visuales y audibles. Después de tratar de la presencia de lo joven en la pantalla, se hacen el análisis temático, la dirección de arte y la banda sonora en las películas Antes que o mundo acabe (Ana Luiza Azevedo, 2009), Sonhos roubados (Sandra Werneck, 2009), Os famosos e os duendes da morte (Esmir Filho, 2009) e As melhores coisas do mundo(Laís Bodanzky, 2010). En estas películas, las diferencias regionales y sociales posibilitan darse cuenta de una rica pluralidad de representaciones de la juventud brasileña.

    Resumo em Inglês:

    With the aim of studying the representation of teenagers in Brazilian Cinema in four recent films, this research was based on content analysis with a qualitative bias to carry out an analysis of visual and audible signs. After a history of the presence of young people on the screen, the themes, art direction and soundtrack in the films Antes que o mundo acabe (Ana Luiza Azevedo, 2009), Sonhos roubados (Sandra Werneck, 2009), Os famosos e os duendes da morte (Esmir Filho, 2009) and As melhores coisas do mundo (Laís Bodanzky, 2010) are analyzed. In these films, regional and social differences make it possible to notice a rich plurality in the representation of Brazilian youth
  • A dimensão local na indústria da música – um olhar antroponômico Artigos

    González, Jorge A.

    Resumo em Português:

    O presente trabalho aborda a reconstrução de alguns dos processos globais da produção da indústria cultural da música e suas dimensões locais por meio do relato de uma família de músicos de uma banda de um povo do centro-oeste do México. Para entender as características e as propriedades do nosso objetivo, faremos uso da perspectiva antroponômica proposta por Bertaux como alternativa conceitual sensível a "outra" produção que não se esgota na economia de bens matérias, uma vez que documenta um processo diferente, e por vezes complementar, pelo qual se gera mentes e corpos aptos para certo tipo de atividade em um tempo e um espaço social determinado. Como resultado, destacamos que as macro estruturas sociais que ao mesmo tempo produziam três gerações de músicos "aptos", fazia nascer e se desenvolver progressivamente no México um mercado complexo que testemunha a sintonia relativa de um tempo local e outro da indústria cultural.

    Resumo em Espanhol:

    En este trabajo se aborda la reconstrucción de algunos de los procesos globales de la producción de la industria cultural de la música en sus dimensiones locales a través del relato de una familia de músicos en la banda de un pueblo del centro-oeste de México. Para entender las características y las propiedades de nuestro objetivo, haremos uso de la perspectiva antroponómica que Bertaux ha propuesto como una alternativa conceptual sensible a la "otra" producción, que no se agota en la economía de bienes materiales, sino que documenta un proceso diferente y a la vez complementario, en el que se generan mentes y cuerpos aptos para cierto tipo de actividad en un tiempo y en un espacio social determinado. Como resultado de ello, señalamos que las macro estructuras sociales que al mismo tiempo que se producían en tres generaciones músicos "aptos", nacía y se afianzaba progresivamente en México una industria cultural compleja que testimonia la sintonía relativa de un tiempo pueblerino y otro industrial-cultural.

    Resumo em Inglês:

    This paper is about the reconstruction of some of the production's global processes in the cultural industry of music in its local dimensions, through a report of a family story of musicians and their band from a small village in Central-West Mexico. To understand the characteristics and properties of our goal, we use the anthroponomic perspective proposed by Bertaux as a conceptual alternative focusing the "other" production, that is not only confined to matters of economics, and it documents a different process, sometimes a complementary one, in which are produced minds and bodies that are apt for certain types of activity in a time and a given social space. As a result, we point out that, at the same time in which the macro social structures produced three generations of "apt" musicians, was being born and progressively growing stronger a complex cultural industry in Mexico that testified the relative fine tuning of a local and an industrial-cultural temporalities.
  • Biopolítica, ordem discursiva e Comunicação Arena

    Acselrad, Marcio

    Resumo em Português:

    O presente trabalho tem por objetivo mapear o tema da ordem discursiva em sua relação biopolítica com o campo da Comunicação. Utilizando o método de pesquisa bibliográfica, partimos da premissa foucaultiana de que a ordem do discurso é essencialmente uma ferramenta de poder, antes de uma aproximação com a verdade. Desta forma, intentamos dissecar o problema da institucionalização da linguagem e, consequentemente, da Comunicação. Ao se institucionalizar o desejo, este se vê forçado a se manifestar sob a forma aparentemente translúcida do discurso, no qual inicia-se o império disciplinar da biopolítica, que limita a forma de satisfação do desejo tão somente à alçada institucional. A biopolítica, forma moderna de controle das multidões, se dá pelo controle do individuo, de seu corpo e de seu espírito, passando, portanto, necessariamente pelo controle do discurso. Pudemos assim concluir que não é qualquer discurso que terá validade, apenas aqueles moldados e codificados à maneira da instituição, por ela providos de poder e capazes de bem nomear, deixando-se desta forma de fora muito do potencial desejante, dialógico e comunicacional.

    Resumo em Espanhol:

    El presente trabajo tiene por objetivo mapear el tema de la orden discursiva en su relación biopolítica con el campo de la Comunicación. Utilizando el método de investigación bibliográfica, partimos de la premisa foucaultiana de que la orden del discurso es esencialmente una herramienta de poder, antes de una aproximación con la verdad. Así intentamos disecar el problema de la institucionalización del lenguaje y de la Comunicación. Cuando se institucionaliza el deseo, este se ve obligado a se manifestar bajo la forma aparentemente translucida del discurso, donde se inicia el imperio disciplinar de la biopolítica, que limita la forma de satisfacción del deseo a la alzada institucional. La biopolítica, forma moderna de controle de las multitudes, se da por el control del individuo, de su cuerpo y de su espirito, pasando necesariamente por el control del discurso. Por conclusión, afirmamos que no todo discurso tiene validad, apenas aquellos moldados y codificados al modo de la institución, por ella providos de poder y capaces de bien nombrar, quedando-se fuera el potencial dialógico, desejante y comunicacional.

    Resumo em Inglês:

    The present work aims to map the discursive order in its biopolitical relationship with the field of Communication. Using the method of bibliographical research, we started with the premise that the foulcaldian discursive order is essentially a tool of power rather than an approach to truth. Therefore, we intend to dissect the problem of the institutionalization of language and Communication. When it becomes institutionalized, desire is forced to manifest under the apparently translucent form of discourse, where the discipline kingdom of biopolitics take place, limiting the satisfaction of desire to the institutional realm. Biopolitics, the modern form of controlling multitudes, works by controlling individuals, their bodies, their spirits and, of course, their discourse. In conclusion, we state that not all discourses are valid but only those shaped and coded by the institution, the instance of power that says which discourses are able to say the truth, leaving behind the instances of desire, dialogue and Communication.
  • Os estudos sobre meios digitais e o risco da fragmentação na Comunicação Entrevista – Diálogos Midiológicos 30

    Lits, Marc; Suzina, Ana Cristina
  • Educação e Comunicação ou Comunicação e Educação Resenhas

    Targino, Maria das Graças
  • Testemunho de cidadãos e a prática jornalística em situações de crise Resenhas

    Dias, Ricardo Henrique Almeida
  • Obra ensina a analisar narrativas Resenhas

    Martinez, Monica
  • Robert Picard apresenta, finalmente em português, as tensões entre o valor jornalístico e o valor do consumidor de notícias Resenhas

    Dias, Emerson dos Santos
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