Acessibilidade / Reportar erro

Tamanho da ninhada no lagarto Eurolophosaurus nanuzae (Tropiduridae): há variação ao longo da distribuição geográfica da espécie?

No presente trabalho estudamos alguns aspectos da história de vida de fêmeas de Eurolophosaurus nanuzae (Rodrigues, 1981), endêmica dos campos rupestres da cadeia do Espinhaço, sudeste do Brasil. Durante outubro de 2002 e outubro de 2003 amostramos três populações em áreas cuja disposição geográfica engloba a parte meridional da distribuição da espécie. O tamanho da postura variou de um a três ovos, sendo que a maioria das fêmeas produziu uma ninhada de dois ovos. O número de ovos não variou entre as populações mas foi relacionado ao tamanho corporal das fêmeas (apenas as fêmeas maiores produziram uma postura de três ovos). As fêmeas de E. nanuzae produzem ovos de volume equiparável a espécies de médio tamanho corporal, resultando em elevados valores de massa relativa de postura.

História de vida; variação interpopulacional; Squamata


Museu de Ciências Naturais Museu de Ciências Naturais, Secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura, Rua Dr. Salvador França, 1427, Jardim Botânico, 90690-000 - Porto Alegre - RS - Brasil, Tel.: + 55 51- 3320-2039 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: iheringia-zoo@fzb.rs.gov.br